Mercadona elimina sacos de plástico de uso único em todas as lojas

A partir de agora, estão à disposição nas lojas da marca sacos compostáveis feitos de fécula de batata, que depois de usados devem ser depositados no contentor de lixo orgânico.

A Mercadona anunciou esta terça-feira que cumpriu o primeiro eixo do seu plano de sustentabilidade Estratégia 6.25 e eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Esta ação culminou a 26 de janeiro de 2021 e foi levada a cabo ao longo de todo o ano de 2020. Representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A partir de agora, estão à disposição nas lojas da marca sacos compostáveis feitos de fécula de batata, que depois de usados devem ser depositados no contentor de lixo orgânico, tal como está indicado nos próprios sacos. Esta informação sobre como separar e reciclar estes resíduos está também presente nos sacos disponíveis na linha de caixas, em três opções reutilizáveis e sustentáveis.

Além dos sacos de fécula de batata, nas lojas da Mercadona passa também a haver caixotes para a deposição seletiva dos resíduos em todas as secções. O objetivo é incentivar os clientes a contribuir para a economia circular.

Nos últimos quatro meses, a Mercadona adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021. Em Portugal já existe um supermercado com este conceito, em Matosinhos (Porto).

A Estratégia 6.25 da Mercadona tem o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico das embalagens, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações.

Este objetivo está a ser cumprido através de um total de seis ações que envolvem modificações em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens em coordenação com os fornecedores, a adequar lojas e logística, a gestão de resíduos, entre outros. No seu conjunto, a empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para a concretização de todas as ações que integram esta estratégia.

A Mercadona conta já com 1.350 lugares de estacionamento com pontos de recarga para veículos elétricos, localizados nos parques de estacionamentos de 501 lojas, prevendo continuar a aumentar este número ao longo de 2021.

Em março de 2020, juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo também feito a adesão ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona elimina sacos de plástico de uso único em todas as lojas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião