Lisboa perde 3% em dia de incerteza na Europa

Lisboa segue em terreno vermelho, com a maioria das cotadas em queda. Destaque para o setor energético, com EDP Renováveis a cair quase 7%.

A bolsa de Lisboa está a cotar com fortes quedas, com quase todas as cotadas no vermelho. A contribuir para este desempenho estão os pesos pesados nacionais, sobretudo as ações do setor energético. Lisboa acompanha, assim, a tendência de incerteza que se vive no resto da Europa.

Aquela que começou por ser uma descida de 0,5% acabou por se tornar uma perda de quase 3%. O PSI-20 está, assim, a perder 2,63% para 4.760,21 pontos, naquela que é a sexta sessão consecutiva de perdas.

Entre as 18 cotadas nacionais, apenas três estão a cotar no verde. A Ramada sobe 1,71% para 4,76 euros, representando a maior subida desta sessão, acompanhada pela Novabase e pela REN. Navigator e Nos já estiveram desde lado, mas acabaram por não resistir e saltar para as perdas.

A pesar no desempenho do índice estão todos os pesos pesados da bolsa, em especial os que pertencem ao setor da energia. A EDP segue a cair 5,35% para 4,937 euros, enquanto a EDP Renováveis está a afundar 6,64% para 21,8 euros, tendo chegado mesmo a cair 9% para cotar nos 21,25 euros.

Ainda no setor energético, a Galp Energia também não escapa às perdas. A petrolífera está a perder 0,81% para 8,55 euros, numa altura em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. O Brent está a cotar à volta dos 56 dólares, enquanto o WTI vale cerca de 53 dólares.

Destaque ainda para as ações do BCP, que recuam 1,65% para 0,1334 euros, e para as da Jerónimo Martins que perdem 1,21% para 13,855 euros.

Naquela que é a terceira sessão da semana, Lisboa está a acompanhar o cenário de incertezas que se vive no resto da Europa, numa altura em que os investidores aguardam pelo fim da reunião de dois dias da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), que termina esta quarta-feira. O índice de referência europeu, Stoxx 600, segue a perder 0,16% para 407,06 pontos.

(Notícia atualizada às 11h45 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa perde 3% em dia de incerteza na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião