Pedido de ajuda ao estrangeiro está a ser equacionado mas ainda não foi formalizado

  • Lusa
  • 27 Janeiro 2021

O recurso ao mecanismo de cooperação europeu para apoiar no combate à pandemia está a ser equacionado pelo Governo português, mas ainda não foi "formalizado completamente", disse Lacerda Sales.

O recurso ao mecanismo de cooperação europeu para apoiar no combate à pandemia está a ser equacionado pelo Governo português, mas ainda não foi “formalizado completamente”, afirmou esta quarta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Esse mecanismo ainda não foi formalizado completamente mas está a ser equacionado, no sistema de cooperação europeu“, disse António Lacerda Sales, quando questionado pela agência Lusa se Portugal já recorreu a ajuda europeia para fazer face à pandemia de Covid-19.

O membro do Governo reconheceu que a área dos recursos humanos na saúde “é sempre uma área difícil” para Portugal, admitindo que possa haver recurso à cooperação internacional.“Enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo. Obviamente que equacionamos cenários e planeamos sempre a possibilidade de acionar mecanismos de cooperação europeu”, frisou.

António Lacerda Sales falava aos jornalistas após uma visita a uma estrutura de retaguarda de combate à Covid-19, instalada no Hospital Militar de Coimbra.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedido de ajuda ao estrangeiro está a ser equacionado mas ainda não foi formalizado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião