Hoje nas notícias: Máscaras, moratórias e Novo Banco

  • ECO
  • 29 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As fábricas já estão a sentir o aumento da procura por máscaras FFP2, depois de vários países terem proibido o uso de máscaras comunitárias em certos espaços. É ainda notícia o facto de o ministro da Economia ter assessorado a criação do Novo Banco, há sete anos, tendo estado envolvido ao mais alto nível, na altura enquanto advogado. Destaque ainda para os apenas sete pedidos de pré-reforma aprovados pelo Governo.

Fábricas já sentem enorme procura por máscaras FFP2

As produtoras portuguesas de máscaras FFP2, conhecidas por terem um grau de proteção igual ou superior a 94% e serem capazes de filtrar até as partículas de dimensões mais reduzidas, relatam a existência recente de uma “procura maluca” por máscaras deste tipo. Tal aconteceu depois de vários países terem proibido o uso das chamadas máscaras comunitárias em certos espaços. As empresas portuguesas responsáveis por esta produção estão agora a planear investir e reforçar as suas equipas para conseguir dar resposta a tantos pedidos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Nova prorrogação das moratórias só deve abranger clientes dos setores afetados”

Os bancos estenderam as moratórias até setembro de 2021, naquele que se esperava ser um ano de recuperação económica. Mas, para o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Faria de Oliveira, esta nova prorrogação só deve ser dirigida “apenas aos devedores cuja atividade continue fortemente condicionada pela crise sanitária e pelas medidas adotadas para mitigar esses impactos”, ou seja, “só deve abranger clientes dos setores afetados”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Governo só autorizou sete pedidos de pré-reforma

A pré-reforma é dirigida aos trabalhadores da Função Pública com idade mínima de 55 anos e que pretendem deixar de trabalhar, passando a receber, da parte do Governo, uma prestação mensal até chegarem à idade efetiva necessária para se reformarem. Até agora, foram recebidos 32 pedidos para tal, mas apenas sete deles foram aprovados, tendo estes últimos de aguardar pela confirmação da parte das Finanças. Os restantes pedidos que ficaram por aprovar estavam incompletos, o que comprometeu o seguimento do processo. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Siza Vieira assessorou criação do Novo Banco

A 4 de agosto de 2014, um dia depois de ter sido anunciado o fim do Banco Espírito Santo (BES), mais de uma dúzia de intervenientes reuniram-se para responder a uma série de questões sobre a criação do Novo Banco, como direitos sobre a Tranquilidade e dívidas que tinham sido emitidas pelo BES. Nessa reunião estava Pedro Siza Vieira, na altura sócio da Linklaters. Já era público que o atual ministro trabalhara no tema Novo Banco, mas não que a assessoria jurídica o levara a envolver-se ao mais alto nível. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Ex-diretor do Private Banking do BPN condenado à prisão

José Viamonte de Sousa, ex-diretor do Private Banking do BPN, foi considerado responsável por uma burla no valor de 1,25 milhões de euros durante a realização de um negócio de venda de 41 quadros do artista Joan Miró. 17 anos após o sucedido, o bancário foi agora condenado a uma pena de sete anos e 10 meses de prisão, por motivo de burla e de branqueamento de capitais. A decisão foi tomada pelo Tribunal de São João Novo. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Máscaras, moratórias e Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião