Draghi escolhido para formar governo em Itália

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2021

O presidente italiano, esgotadas as negociações entre partidos, deve depositar em Draghi a tarefa de formar um governo de unidade nacional.

O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, pode ser o próximo primeiro-ministro de Itália. A agência Ansa avança que o presidente italiano, Sergio Mattarella, convocou Draghi para uma reunião esta quarta-feira no palácio Quirinale, pelo meio-dia, para formar um governo de emergência.

A decisão de Mattarella teve lugar depois do falhanço nas negociações dos partidos para formar um novo governo, na sequência do colapso da coligação liderada por Giuseppe Conte. A crise sanitária e económica, para Mattarela, “exige um governo na plenitude das suas funções e não um governo com atividade reduzida ao mínimo”.

Por isso, pretende “atribuir o mais rápido possível” a uma alta personalidade “a tarefa de formar um governo que enfrente rapidamente emergências graves que não podem ser adiadas”. Mattarella espera que o novo governo tenha amplo apoio parlamentar. “Tenho o dever de apelar a todas as forças políticas [para apoiar] um governo de alto nível”, reiterou o chefe de estado.

Giuseppe Conte demitiu-se do cargo de primeiro-ministro de Itália na semana passada, depois de o partido de Matteo Renzi, Italia Viva, ter abandonado o acordo de coligação que tinha com o Governo, juntamente com o Movimento 5 Estrelas.

Este domingo, foi noticiado que Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro de Itália. No entanto, o Movimento 5 Estrelas, maior grupo no Parlamento italiano, terá decidido que não vai apoiar um novo governo liderado pelo ex-presidente do BCE, adiantou uma fonte do partido à Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês) esta terça-feira.

(Notícia atualizada com mais informações às 22h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi escolhido para formar governo em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião