Confinamento mais apertado reduz contágios em 40% numa semana

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2021

A partir do momento em que o Governo apertou as regras de confinamento, nomeadamente através do fecho das escolas, a transmissibilidade do SARS-CoV-2 reduziu entre 35% a 40%.

O confinamento mais apertado, nomeadamente através do encerramento das escolas, bem como a implementação de outras medidas mais restritivas, ajudaram a uma descida mais rápida da taxa de transmissibilidade da Covid-19, tornando os seus efeitos mais próximos dos registados aquando do confinamento de março/abril. Em apenas uma semana, a transmissibilidade do SARS-CoV-2 reduziu entre 35% a 40%, revela o Público (acesso livre).

“A partir da semana em que se reforçaram as medidas do estado de emergência houve maior queda na presença nos locais de trabalho, na utilização dos transportes públicos, nas idas a zonas de retalho e restauração. As escolas arrastam consigo muita mobilidade”, aponta Pedro Simões Coelho, coordenador do projecto Covid19 Insights, ao mesmo jornal. Nesse contexto, até dia 17 de janeiro, “já havia alguma queda face ao nível de referência”, afirma, contudo com as medidas mais apertadas, “a quebra vai em mais de 40%”, explica.

Assim, a partir daí Portugal passou “de uma redução da taxa de transmissibilidade de 30% a 40% para uma situação em que a queda é quase igual à verificada em março. É raro termos uma situação em que se vê uma causa efeito tão imediata”, sublinha o especialista. Segundo Pedro Simões Coelho, o pico da prevalência deverá acontecer por estes dias, com cerca de 182 mil casos ativos, sendo que estima que desça para 160 mil a 7 fevereiro, próximo domingo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confinamento mais apertado reduz contágios em 40% numa semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião