BPI anuncia regresso ao dividendo. Paga 13 milhões ao CaixaBank em setembro

João Pedro Oliveira e Costa revelou que o conselho de administração já decidiu uma proposta de distribuição de 15% dos resultados aos espanhóis do CaixaBank.

O BPI é o primeiro banco português a regressar aos dividendos depois da proibição decretada pelo Banco Central Europeu (BCE) por causa da pandemia. O banco conta pagar cerca de 13 milhões de euros aos espanhóis do CaixaBank, mas só o fará em setembro. Este dividendo tem em conta o resultado corrente do banco em Portugal, onde lucrou cerca de 84 milhões de euros.

“Cabe ao conselho de administração propor a distribuição de dividendos tendo em conta a situação do banco e os termos do BCE”, começou por dizer o CEO do banco, João Pedro Oliveira e Costa.

O gestor adiantou de seguida que “o conselho de administração já aprovou a proposta de distribuição de 15% do resultado líquido, que serão liquidados em setembro de 2021”. Feitas as contas, vai pagar cerca de 13 milhões, concretizou o gestor.

Em termos consolidados, o banco registou uma descida de 68% dos lucros, tendo obtido um resultado de 104,8 milhões de euros. Em Portugal, o lucro recorrente foi de 84 milhões (o que conta para o dividendo calculado pelo BPI).

O BCE travou o pagamento de dividendos em março, pedindo aos bancos para conservarem o capital por causa da incerteza relacionadas com a pandemia de Covid-19.

Entretanto, no final do ano, o supervisor abriu a porta ao regresso aos dividendos, mas limitando-os a 15% dos resultados acumulados e tendo em conta o impacto nos rácios de capital.

(Notícia atualizada às 16h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI anuncia regresso ao dividendo. Paga 13 milhões ao CaixaBank em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião