BPI tem menos 11 mil créditos em moratória

Banco tem cerca de 5,6 mil milhões de euros de crédito em moratória, menos 500 milhões de euros face a setembro. João Pedro Oliveira e Costa não antevê "problema significativo" com as moratórias.

O BPI fechou 2020 com cerca de 97,5 mil moratórias concedidas a famílias e empresas, o que representa uma descida de mais de 11 mil operações face a setembro, segundo revelou o banco esta quinta-feira.

Ao todo, 5.620 milhões de euros de crédito estão abrangidos por esta medida que suspende temporariamente o pagamento das prestações, equivalente a 22% do total do crédito do BPI. Trata-se de uma redução de 500 milhões de euros face ao final do terceiro trimestre.

Em conferência de imprensa, o CEO do banco, João Pedro Oliveira e Costa, explicou que esta redução se deveu ao vencimento das moratórias durante o quarto trimestre.

O banco indica que as moratórias no crédito à habitação ascendem a 2.495 milhões de euros, enquanto no crédito às empresas atingiam os 2.792 milhões de euros. Já as moratórias no crédito pessoal e financiamento automóvel ascendiam a 333 milhões de euros.

“Não antevemos problema significativo”

“Temos um acompanhamento muitíssimo de perto das moratórias. Mais de 98% dos clientes com moratória não pioraram a sua situação financeira e por isso não antevemos para já um problema significativo. O mesmo estará a passar-se nos outros bancos, do que tenho percebido”, referiu João Pedro Oliveira e Costa.

O CEO do BPI adiantou que uma parte das moratórias vencerá já em março, cerca de 25%. “Depois haverá uma continuação das moratórias, 75%, que se prolongarão até setembro”, referiu.

“Não é muito positivo estarmos sempre a pensar numa situação difícil que ponha em causa o sistema financeiro”, acrescentou ainda o gestor.

Enquanto o regime público da moratória reabriu no início deste ano para novas adesões devido ao impacto da nova vaga da pandemia, após ter expirado a 30 setembro, os regimes privados da ASF e ASFAC foram descontinuados há três meses.

Portugal é um dos países com mais moratórias, com mais de 20% do crédito ao abrigo da moratória, segundo dados do Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 16h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI tem menos 11 mil créditos em moratória

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião