BCP paga menos de 1,125% por 500 milhões em dívida sénior. Procura duplicou oferta
O BCP concluiu esta sexta-feira uma emissão de dívida sénior. Obteve 500 milhões de euros, pagando um juro de 1,125%. Operação registou forte procura.
O BCP concluiu esta sexta-feira uma emissão de dívida sénior, a primeira desde 2014. O banco liderado por Miguel Maya captou 500 milhões de euros com estes títulos, pelos quais pagou um juro de 1,125%, segundo o comunicado do banco. Operação registou forte procura, com as ordens de compra a duplicarem a oferta.
O banco colocou estes títulos de forma a reforçar os seus rácios, no âmbito do MREL. A emissão, com maturidade em 2027, teve um valor de 500 milhões de euros.
Dados da IFR revelaram que a operação realizada pelo BCP foi bem-sucedida. Registaram-se ofertas no valor de 1,1 mil milhões de euros nesta emissão realizada com recurso ao Bank of America, Crédit Suisse, Crédit Agricole, Deutsche Bank e Millennium BCP. Ou seja, os investidores queriam comprar mais do dobro do que o banco emitiu.
Além da procura expressiva nesta operação, destaque também para o custo reduzido destes títulos. Dados do mercado apontavam para que estes títulos possam pagar 155 pontos base acima da taxa mid swap da Zona Euro, uma redução face à indicação inicial de 180 pontos. Segundo um comunicado do banco, a taxa de juro fixou-se nos 1,125%, ao ano “durante os primeiros cinco anos (correspondente a um spread de 1,55% sobre a taxa mid-swaps de cinco anos)”.
Esta taxa compara positivamente com a da última emissão do género realizada pelo banco, em 2014. Na altura, e quando Portugal estava ainda a sair do programa da troika, o banco pagou um juro de 3,375%, e por títulos com metade da maturidade.
(Notícia atualizada às 21h03 com a informação do comunicado do BCP à CMVM)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP paga menos de 1,125% por 500 milhões em dívida sénior. Procura duplicou oferta
{{ noCommentsLabel }}