Ensino à distância? 7 dicas para um PC a pensar na escola

O ensino à distância começa já na segunda-feira. Se ainda está à procura de um computador portátil, o ECO reuniu um conjunto de dicas a ter em conta no momento da escolha.

Milhares de alunos portugueses regressar às aulas esta segunda-feira, mas num regime de ensino à distância. A terceira vaga da pandemia só agora dá sinais de ligeiro abrandamento e, por isso, o Governo determinou que estes alunos vão ter de aprender a matéria a partir de casa.

A educação desta forma cria vários desafios para as famílias. Seja pelas dificuldades inerentes à relação à distância entre professores e alunos, seja pelo desafio de organização para pais que também estão em teletrabalho. O problema agrava-se no caso das famílias carenciadas, que poderão não ter as condições mínimas necessárias, quer ao nível do equipamento (portátil ou PC fixo com câmara e microfone) quer ao nível da conectividade (internet com capacidade para realizar videochamadas e carregar ou transferir documentos).

Para esses casos, o Governo tem em marcha um plano para distribuir centenas de milhares de computadores e hotspots 4G pelos alunos, que estão atrasados por dificuldades logísticas, segundo o Ministério da Educação. Neste contexto, muitos encarregados de educação têm recorrido às lojas de retalho para adquirirem computadores portáteis para os filhos. Somando-se a grande procura por parte das autarquias, a “corrida” tem gerado ruturas de stock.

Se está à procura de um computador para a escola dos seus filhos, nem todos os modelos poderão servir. A pensar nisso, o ECO reuniu um conjunto de dicas a ter em conta no momento de adquirir um novo equipamento, seja ele novo ou em segunda mão.

Verifique se tem uma (boa) câmara…

O ensino à distância exige que o equipamento tenha boas capacidades de comunicação. A maioria dos computadores portáteis tem uma câmara incorporada no topo do ecrã. Alguns modelos mais recentes podem ter a câmara incorporada num botão do teclado. Mesmo sendo uma característica comum, verifique, antes de adquirir o produto, se este tem uma webcam. Quanto maior a qualidade da mesma, mais nítida será a sua imagem para a pessoa do outro lado da videochamada.

…e também microfone

Confirme também que o computador tem um microfone integrado (geralmente, localiza-se ao lado da câmara, mas pode estar integrado noutros sítios). Por ser uma componente visualmente menos evidente, por isso o melhor é mesmo questionar o vendedor. Regra geral, os computadores que têm uma webcam, têm também um ou mais microfones.

Auscultadores dão uma ajuda

Se vai comprar ou tem já um computador fixo, pode fazer sentido adquirir estes componentes à parte. Para isso, deverá precisar de adquirir uma webcam por USB e uns auscultadores com microfone integrado, que podem ligar-se ao equipamento nas portas jack (as saídas para auscultadores) ou também por USB. Se for jack, tenha em atenção que alguns modelos mais recentes usam uma ligação combinada para a saída e entrada de áudio, enquanto outros usam duas ligações (um cabo vermelho e outro verde). Certifique-se de qual é mais compatível com o seu computador.

No caso dos portáteis sem webcam e microfone, auscultadores com microfone integrado são essenciais para as videochamadas (mais a câmara por USB). Mas mesmo que tragam essas componentes, uns auscultadores com microfone poderão ajudar à concentração em chamadas de grupo ou quando está mais barulho em casa.

Se possível, não despreze o rato

Os portáteis têm uma área tátil que substitui o rato e permite movimentar o cursor. Contudo, ao fim de algum tempo, tal pode gerar cansaço por não ser um movimento natural. Poderá querer adquirir um rato com ou sem fios, que se conecta a uma das portas USB. Qualquer modelo deve servir e há opções no mercado a começar nos 10 euros.

Prefira um sistema mais compatível

Há vários tipos de sistemas. O mais popular é o Windows, mas também há no mercado os Macintosh da Apple e outros computadores com sistema Linux. Atualmente, a grande maioria das aplicações estão já disponíveis para todos os sistemas, sobretudo Windows e Mac, mas isso não previne totalmente a ocorrência de dificuldades de compatibilidade.

Por exemplo, ao nível dos ficheiros, um computador Mac usa o processador de texto Pages, que guarda ficheiros com a extensão “.pages”. No Word, que é o mais popular nos computadores Windows, o formato é “.docx”. Conteúdos em Pages poderão ser visualizados de forma diferente no Word e vice-versa. Além disso, se surgir alguma dificuldade, o mais provável é que o professor saiba ajudar num sistema Windows do que num Linux ou mesmo Mac.

Qualquer computador deve servir, mas a melhor opção para a escola poderá ser o sistema Windows, por estar mais generalizado do que os restantes. Além disso, os equipamentos tendem a ser mais baratos do que os da Apple.

Armazenamento e RAM q.b.

Quando estiver à procura de computadores, perceberá que alguns modelos têm mais e outros têm menos GB. Mas não confunda: uma coisa é o armazenamento, outra coisa é a memória RAM.

Quanto mais espaço de armazenamento, mais ficheiros e informação conseguirá guardar no computador. Algumas centenas de GB deverão ser suficientes. Modelos mais caros poderão chegar aos TB de memória.

A memória RAM é outra coisa. Em linhas muito gerais, um computador com mais memória RAM será capaz de realizar mais tarefas em simultâneo de forma mais rápida. De 3 GB em diante, deverá ser aceitável para a escola.

Ecrã maior, menos dores de cabeça

Um portátil com ecrã mais pequeno pode ser mais barato, mas dar grandes dores de cabeça a um aluno. Ao fim de algum tempo, letras pequenas poderão gerar cansaço ocular.

Prefira modelos com ecrãs maiores, com 15 polegadas, por exemplo. Em alternativa, pode querer adquirir um monitor LCD à parte: confirme apenas qual a ligação — as mais recentes chamam-se HDMI e quer o ecrã quer o computador devem ser compatíveis com a tecnologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ensino à distância? 7 dicas para um PC a pensar na escola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião