Economia alivia queda na primeira semana de fevereiro

O indicador diário de atividade económica aponta para um alívio da queda da economia portuguesa na primeira semana de fevereiro, face às anteriores de janeiro. Isto apesar de o confinamento se manter.

O indicador diário de atividade económica (DEI) do Banco de Portugal melhorou na primeira semana de fevereiro, comparativamente com a anterior. A quebra homóloga do DEI foi menor do que a observada na última semana de janeiro, sinalizando uma recuperação da economia em pleno confinamento.

Em causa está o novo indicador económico de alta frequência do Banco de Portugal (BdP), que incorpora diversas séries de informação, como o tráfego de pesados de mercadorias nas autoestradas, o tráfego de correio nos aeroportos nacionais ou as compras efetuadas com cartões bancários.

Indicador de atividade económica alivia queda na primeira semana de fevereiro

Apesar de diário, o DEI é apenas publicado à quinta-feira, com dados até ao domingo anterior. Com efeito, a 7 de fevereiro, o último dia para o qual foi apurado o DEI, a queda homóloga do indicador foi de 4,1%. No domingo anterior, a queda era de 11%.

A estimativa da Comissão Europeia aponta para uma contração em cadeia do PIB português de 2,1% no primeiro trimestre deste ano, o que a concretizar-se será a maior queda entre os 27 Estados-membros.

O impacto da pandemia gerou uma maior necessidade de recurso a este tipo de indicadores económicos de divulgação mais frequente, como é o caso do DEI. Isto acontece porque um dos mais relevantes, o Produto Interno Bruto (PIB), é apenas apurado e divulgado trimestralmente.

A próxima divulgação do DEI está marcada para 18 de fevereiro.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h49 com gráfico)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alivia queda na primeira semana de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião