Reabertura faseada das escolas deve ser por idades e nível da doença em cada região
Médicos concordam com a abertura faseada das escolas e recomendam que não seja igual em todo o país. Defendem que deve depender da incidência da doença e da capacidade de rastreio em cada região.
À semelhança de Marcelo Rebelo de Sousa, que sublinha a necessidade de definir um “plano faseado de reabertura” das escolas, o pneumologista do Hospital Pulido Valente, Filipe Froes, concorda que as escolas devem abrir de forma faseada e não de igual forma em todo o país. Deve depender da incidência da doença e da capacidade de rastreio em cada região, avança o Diário de Notícias (acesso pago), esta sexta-feira.
Na ótica do porta-voz do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos, a reabertura das escolas deveria começar pelas creches, dos zero aos três anos, e depois, eventualmente, até aos 12 anos. “Sabemos que as crianças nestas idades, entre outros fatores, têm menor densidade de recetores AC2 aos quais o vírus se liga. Não só têm menos doença como menos transmissibilidade”.
O médico defende ainda que a reabertura das escolas deve ser trabalhada região a região e não a nível nacional. “A reabertura terá de começar pelas faixas etárias em que o risco é menor e mais facilmente controlável”, mas também tendo em conta outros fatores, como os indicadores de incidência de cada região. O epidemiologista Ricardo Mexia também concorda que se comece a trabalhar num plano faseado para a reabertura das escolas, o que, aliás, “tem vindo a ser defendido desde sempre”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reabertura faseada das escolas deve ser por idades e nível da doença em cada região
{{ noCommentsLabel }}