Há 25 países no mundo que já deram mais vacinas contra a Covid que Portugal

Portugal ocupa a 26ª posição a nível mundial com a maior quantidade de vacinas de Covid-19 administradas por cada 100 habitantes e está em 12.º lugar na União Europeia, segundo os dados da Bloomberg.

Com o surgimento da pandemia, milhares de cientistas por todo o mundo procuraram uma solução para travar a crise sanitária. Desde o final do ano passado, a vacinação contra a Covid-19 tem sido uma das principais preocupações dos países a nível mundial. Numa altura em que a pandemia continua sem dar tréguas, tendo-se já ultrapassado os 110 milhões de casos de infeção e os 2,4 milhões de óbitos a nível mundial, a imunização das populações tem sido uma das principais prioridades da maioria dos Estados.

Esta é já considerada uma das maiores campanhas de vacinação da história mundial, sendo que até ao momento já foram administradas mais de 181 milhões de doses de vacinas em, pelo menos, 79 países, de acordo com os mais recentes valores divulgados pela Bloomberg (acesso livre conteúdo em inglês). Trata-se de uma média de cerca de 6,4 milhões de inoculações por dia.

Dos mais de 70 países e territórios analisados, Israel é o país a nível mundial com a maior taxa de vacinação: 74,68 doses por cada 100 habitantes. No total, o país liderado Benjamin Netanyahu já administrou mais de 6,7 milhões de doses, com uma média de mais de 140 mil inoculações por dia. Seguem-se as ilhas Seychelles, um arquipélago remoto composto por mais de 115 ilhas com 58,31 inoculações por cada 100 habitantes e os Emirados Árabes Unidos, com 48,36 doses por cada 100 habitantes.

Em quarto lugar, surge o Reino Unido, com mais de 16 milhões de doses administradas, o que perfaz 24,14 doses administradas por cada 100 habitantes. Logo depois surgem os Estados Unidos que apesar de serem o país com mais doses administradas a nível mundial (56.103.604 doses), são o quinto país a nível mundial com a melhor taxa de vacinação: 17,08 doses por cada 100 habitantes e uma média de 1,6 inoculações por dia.

Em Portugal, a primeira fase do plano de vacinação delineado pela task force arrancou a 27 de dezembro à semelhança do que aconteceu na generalidade dos países europeus. Numa fase inicial, começaram a ser vacinados os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à pandemia, sendo que se seguiram os profissionais e residentes e lares. Neste momento, esta fase prioritária contempla já profissionais de serviços essenciais –, como Forças Armadas, de segurança e bombeiros –, bem como idosos com 80 ou mais anos, pessoas entre os 50 e os 79 anos com patologias graves (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica) e alguns titulares de órgãos de soberania.

Desde então foram já administradas, em Portugal, um total de 539.786 doses de vacinas contra a Covid-19, o equivalente a 3,25 doses de vacinas por cada 100 habitantes, de acordo com os dados mais recentes da Bloomberg. Contas feitas, Portugal ocupa a 26.ª posição a nível mundial e está em 12.ºlugar na União Europeia (UE). Em média, são administradas quase 20 mil vacinas por dia no país.

FONTE: Bloomberg

Assim, apesar de Portugal estar ainda abaixo de alguns países europeus, na comparação com a média dos Estados-membros, o país está mais avançado. Por cada 100 habitantes, a União Europeia administrou um total de 5,07 doses de vacinas contra a Covid-19, ou seja, Portugal administrou mais 0,18 doses do que a média da UE.

Malta é o país da UE mais rápido a vacinar

Com um total de 53.647 doses de vacinas contra a Covid-19 administradas, Malta mantém-se como o país da União Europeia com um maior número de doses distribuídas por cada 100 indivíduos: 10,86. Este configura-se, assim, como o Estado-membro que, desde o final de dezembro, tem sido capaz de impor um maior ritmo ao seu plano de vacinação.

A este país segue-se, dentro da União Europeia, a Dinamarca. De acordo com os dados compilados pela Bloomberg, por cada 100 habitantes já tinham sido aplicadas 7,26 doses. Isto numa altura em que o país foi já capaz de distribuir 421.727 doses da substância (mais do que Malta).

Ainda no pódio, e em terceiro lugar dentro do bloco comunitário está a Roménia com um total de 1.197.089 doses administradas, o que coloca o país de leste com 6,17 doses administradas por cada 100 habitantes.

Bulgária, Letónia e Croácia com os piores ritmos de vacinação

Bulgária, Letónia e Croácia. São estes os três Estados-membros que se destacam pelos piores motivos, ao serem os países da União Europeia com um menor número de doses de vacinas distribuídas por cada 100 habitantes e, portanto, onde este processo está mais demorado.

A Bulgária apresenta-se como o país detentor de uma pior classificação neste sentido, sendo que neste país já foram administradas 77.436 doses de vacinas, o que representa 1,1% por cada sem habitantes. Contas feitas, são 3,97 pontos percentuais relativamente à média da União Europeia.

Ao mesmo tempo, a Letónia e a Croácia, já administraram respetivamente um total de 1,98 e de 2,96 doses de vacinas contra a Covid-19 por cada 100 pessoas, num total de 38.082 e 120.603 doses administradas, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 25 países no mundo que já deram mais vacinas contra a Covid que Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião