5 coisas que vão marcar o dia

Marcelo Rebelo de Sousa continua a ouvir os partidos e deverá propor a renovação do estado de emergência por mais uma quinzena. Nos mercados, família EDP apresenta os resultados de 2020.

A atualidade nacional volta a estar marcada pela pandemia, prevendo-se que o Presidente da República proponha a renovação do estado de emergência por mais 15 dias, depois de ouvir os partidos. Já o Governo inicia um conjunto de seminários sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.

No Parlamento, Nelson de Souza é ouvido sobre os fundos comunitários e os deputados da comissão de assuntos constitucionais votarão a carta dos direitos digitais na especialidade. Nos mercados, é dia de conhecer o desempenho da família EDP no ano da pandemia.

Marcelo propõe novo estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai retomar esta tarde as reuniões com os partidos, nas quais espera recolher posições sobre a renovação do estado de emergência. Estão previstos encontros com o Bloco de Esquerda (15h00), o Partido Social-Democrata (16h00) e o Partido Socialista (17h00), que terão lugar por videoconferência. Ao final do dia, espera-se a publicação da proposta de decreto presidencial para a renovação do estado de emergência por mais 15 dias.

Família EDP apresenta contas aos investidores

O grupo EDP e a subsidiária EDP Renováveis divulgam hoje os respetivos resultados anuais, a primeira apresentação deste tipo já com Miguel Stilwell d’Andrade na cadeira de CEO das duas empresas. O gestor foi confirmado presidente executivo de ambas as cotadas meses depois de ter subido ao cargo de forma interina quando os anteriores gestores saíram de cena, por causa de um processo que corre na justiça. A EDP Renováveis divulga os resultados antes da abertura do mercado e a EDP mostra as contas depois do fecho das bolsas.

Nelson de Souza ouvido no Parlamento

Numa altura em que Portugal se prepara para começar a receber os fundos da “bazuca” europeia, e depois de se saber que ainda faltam executar 11,1 mil milhões de euros do Portugal 2020 nos próximos três anos — cerca de 43% do programa –, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, participa esta manhã numa audição regimental na comissão de economia na Assembleia da República. A audição está marcada para as 10h30 e decorrerá de forma presencial.

Arrancam seminários do Governo sobre PRR

O Governo “fez-se à estrada” (virtual, claro) para recolher contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Como tal, enquanto decorre a consulta pública sobre o documento, o Executivo está a organizar, até dia 4 de março, um conjunto de 11 seminários sobre alguns dos principais pilares na base do programa. Os dois primeiros são já esta quarta-feira: às 15h00, o ministro João Pedro Matos Fernandes promove um seminário sobre florestas e, pelas 17h30, a ministra Ana Mendes Godinho promove um seminário sobre combate à pobreza e novas respostas sociais.

Parlamento vota carta dos direitos digitais

A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias vota hoje, na especialidade, as propostas do PS e do PAN, e respetivas propostas de alteração apresentadas por vários partidos, com vista à criação de uma carta de direitos digitais. As medidas previstas são várias, desde a implementação da tarifa social de internet à proibição de “interrupção intencional de acesso à internet”. Porém, a avaliar pelas respostas e contributos vindos de fora do Parlamento, algumas medidas parecem longe de ser consensuais. Está previsto os trabalhos começarem às 15h00.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião