BCP cai 5% e pressiona Lisboa em dia vermelho na Europa

As principais praças europeias registam quedas à volta de 1% e Lisboa não é exceção. BCP e Galp Energia penalizam desempenho da bolsa nacional.

Lisboa arranca a última sessão da semana pintada de vermelho, num dia negativo nas bolsas europeias. As principais praças do Velho Continente registam perdas superiores a 1%, e a lisboeta não escapa à tendência. A penalizar o índice de referência nacional encontram-se os “pesos pesados” da bolsa, o BCP e a Galp Energia.

O PSI-20 recua 1,76% para 4.703,27 pontos. Praticamente todas as cotadas do índice de referência nacional se encontram a negociar em “terreno” vermelho neste arranque de sessão.

Nas quedas, o destaque vai para o BCP e para a Galp Energia. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya afundaram 5,39% para os 0,1141 euros no arranque da sessão, um dia depois de ter apresentado lucros de 183 milhões de euros em 2020, em linha com o esperado pelos analistas. Mas é uma redução de 39,4% face ao ano anterior devido ao impacto provocado pela pandemia.

BCP cai depois de apresentar resultados

Já as ações da petrolífera nacional recuam 2,42% para os 9,43 euros, numa altura em que as cotações de petróleo nos mercados internacionais registam quedas. O Brent, de referência europeia, perde 0,82% para os 65,57 dólares.

A liderar as perdas está a Novabase, que perde 9,77% para os 3,60 euros, depois de ter revelado uma queda nos lucros. O resultado líquido da empresa tecnológica portuguesa caiu 63,3% no ano passado, face a 2019, para 7,5 milhões de euros.

Nota também para a EDP Renováveis, que cai 1,84% para os 18,14 euros, e para a casa-mãe EDP, que recua 1,14% para os 4,766 euros, depois de Miguel Stilwell ter apresentado a atualização do plano estratégico da elétrica.

Já a Mota-Engil desvaloriza 1,35% para os 1,462 euros, numa altura em que se prepara a entrada do grupo chinês China Communications Construction Company (CCCC) no capital da construtora nacional.

Na Europa, o dia arranca com perdas superiores a 1%. O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 1,3%, enquanto o alemão DAX desvaloriza 1,5% e o francês CAC-40 recua 1,2%, à semelhança do britânico FTSE 100. Já o espanhol Ibex-35 perde 1,6%.

(Notícia atualizada às 8h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai 5% e pressiona Lisboa em dia vermelho na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião