Funcionalidade da Apple passa a avisar o utilizador se este estiver a ser rastreado

A nova funcionalidade, intitulada "Item Safety Alerts", presente na aplicação 'Find My', passará a dar aos utilizadores a possibilidade de desativarem dispositivos de localização que os sigam.

A aplicação ‘Find My’ da Apple, bastante conhecida por ter a capacidade de ajudar os clientes da marca a localizarem os seus dispositivos perdidos, ganhou uma nova utilidade. Ao que tudo indica, a aplicação sofreu uma atualização que passa a avisar o utilizador sempre que se detete que um outro aparelho o está a rastrear.

A notícia foi avançada pelo site 9to5Mac, adiantando que esta novidade, que estará já incluída na terceira versão beta do iOS 14.5 e que é intitulada de “Item Safety Alerts”, tem a função de impedir automaticamente dispositivos de localização desconhecidos de transmitirem os detalhes sobre o local onde o utilizador se encontra.

A nova funcionalidade irá assim informar o utilizador se um aparelho externo, como um AirTag, tiver sido incumbido de o rastrear, ao ter sido colocado indevidamente no seu bolso ou na sua mochila, por exemplo. Deste modo, o cliente da Apple terá a possibilidade de remover ou desativar esse dispositivo de localização, dando fim à “perseguição”.

Estamos, assim, perante uma ferramenta que é ativada por defeito e, ao que tudo indica, a Apple parece querer que os seus utilizadores a deixem ativa. Benjamin Mayo, blogger da Apple, adiantou, através de uma publicação na sua conta de Twitter, que se um utilizador optar por desativar esta opção de segurança, é alertado para os riscos da sua decisão.

“O detentor de um dispositivo desconhecido conseguirá ver a sua localização e você deixará de receber notificações quando um dispositivo desconhecido estiver a mover-se consigo”, refere o alerta da Apple.

De acordo com a AppleInsider, esta configuração tinha sido já identificada nas primeiras versões do sistema operativo iOS 14.3, tendo sido removida até ao seu mais recente reaparecimento no iOS 14.5.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Funcionalidade da Apple passa a avisar o utilizador se este estiver a ser rastreado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião