5G ao virar da esquina. Que telemóveis há e quanto custam?

A rede móvel de quinta geração está a chegar a Portugal, mas os telemóveis chegaram primeiro. Conheça alguns dos modelos no mercado, das três principais marcas: Apple, Samsung e Huawei.

A nova rede 5G está aí ao virar da esquina, mas é provável que o seu telemóvel não tenha capacidade para a usar. Por funcionar em frequências diferentes da rede móvel atual, as marcas de smartphones já lançaram no mercado alguns modelos capazes de tirar partido da rede móvel de quinta geração.

Apple, Samsung e Huawei são as marcas de smartphones com maior quota de mercado e as três já têm modelos com capacidades 5G. Neste artigo, o ECO dá-lhe a conhecer alguns desses equipamentos na vanguarda da tecnologia, mas prepare-se: por ser uma novidade, para comprar muitos destes modelos, terá de abrir os cordões à bolsa.

Todos os iPhones lançados em 2020

No final de 2020, a Apple apresentou os novos smartphones com iOS e deu uma novidade: todos os modelos da nova gama têm 5G. Uma autêntica pedrada no charco em termos de massificação desta tecnologia.

A empresa também surpreendeu ao incluir funcionalidades 5G no modelo menos musculado, o iPhone 12 mais simples. Pode, assim, ter um iPhone com 5G a partir de 929 euros, com um ecrã de 6,1 polegadas e todas as capacidades que o sistema da Apple confere.

Se não quiser pagar tanto e até gosta de equipamentos mais pequenos, o iPhone 12 mini tem um ecrã de 5,4 polegadas e custa a partir de 829 euros na loja da Apple. Naturalmente que as gamas superiores, do iPhone 12 Pro ao 12 Pro Max, também suportam 5G. Aí, os preços começam nos 1.179 euros.

Se não tiver pressa, até porque o 5G ainda não está disponível comercialmente em Portugal, os iPhones que a Apple deverá lançar perto do fim deste ano não vão recuar na ambição e também deverão suportar conectividade 5G.

Todos os iPhones lançados em 2020 têm 5G, desde o iPhone 12 mini ao iPhone 12 (na imagem), passando pelo 12 Pro e 12 Pro Max. Os preços variam entre 829 euros e 1.629 euros.Apple

Samsung oferece 5G a preços mais acessíveis

Das três principais marcas de smartphones, a Apple foi a última a lançar terminais 5G no mercado. No caso da Samsung, a empresa tem já no mercado equipamentos 5G com preços mais acessíveis, a rondarem os 349,99 euros.

É o caso do Samsung Galaxy A42 5G, um equipamento com 6,6 polegadas de ecrã, 4 GB de memória RAM e sistema de quatro câmaras traseiras. A empresa tem ainda no mercado o Galaxy A51 5G com 6,5 polegadas, disponível em algumas das principais lojas em Portugal.

Se é topos de gama que procura, a gama dos Galaxy S21 pode ter a máquina que procura. São, claro, smartphones Android, com o S21 5G a custar desde 879,9 euros, o S21+ 5G a custar a partir de 1.079,9 euros e o S21 Ultra 5G com um PVP a partir de 1.279,90 euros.

Além da gama S, a Samsung disponibiliza 5G no flagship Note 20 Ultra 5G, que se distingue dos anteriores por incluir a caneta digital. Se o modelo cativou o seu apetite, o preço normal é de 1.339,90 euros, mas o telemóvel está disponível no site da marca a partir de 1.139,9 euros.

Os novos topos de gama da Samsung também suportam 5G e podem ser a máquina que procura. Os preços começam nos 879,9 euros e vão para lá dos 1.200 euros.Samsung

Huawei aposta nos topos de gama

A Huawei continua a inovar e a lançar terminais topo de gama que surpreendem o mercado. A grande desvantagem é mesmo não ter acesso à Play Store, a loja do Android (a empresa garante que não há problema: tem uma loja alternativa, chamada App Gallery, que inclui muitas das aplicações que os portugueses procuram… exceto as da Google).

A gama Huawei P40 é exemplo disso. São equipamentos grandes, com ecrãs OLED que vão das 6,1 polegadas para o P40 às 6,58 polegadas no caso do P40 Pro e P40 Pro+. Todos têm 8 GB de memória RAM. Encontrará facilmente estes telemóveis nas principais lojas, com o P40 de 128 GB de armazenamento a custar 649,99 euros na Worten.

Pode ainda subir um patamar na escala e fazer mira ao Mate 40 Pro 5G, o flagship da marca, cuja característica mais distintiva é o sistema circular de câmaras traseiras. E se os modelos anteriores já são grandes, estamos a falar de um telemóvel com 6,76 polegadas, já quase a pisar a linha que o separa do mundo dos tablets. A versão de 256 GB custa 1.249 euros.

Estes são os Huawei Mate 40, grandes máquinas para utilizadores exigentes, mas sem acesso à Play Store do Android.Huawei

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5G ao virar da esquina. Que telemóveis há e quanto custam?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião