Medina sondou Bloco e PCP para coligação em Lisboa

  • ECO
  • 8 Março 2021

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco e PCP, a qual foi rejeitada, mas ainda poderá ser ressuscitada caso Carlos Moedas (PSD) ganhe espaço nas sondagens.

Fernando Medina, o atual presidente da câmara de Lisboa e candidato do PS nas autárquicas deste ano, sondou o Bloco de Esquerda e o PCP para uma coligação à esquerda, revela o Público (acesso condicionado) esta segunda-feira. Mas ambos os partidos rejeitaram alegando que a esquerda é maioritária na capital desde a primeira eleição de António Costa (2007) pelo que não é necessário. Ou seja, remeteram acordos para o período pós-eleitoral.

Estas conversas ocorreram antes de Carlos Moedas, ex-comissário europeu, anunciar que vai candidatar-se ao lugar pelo PSD. Se esta candidatura começar a ganhar dinamismo e espaço nas sondagens, existe a possibilidade de uma coligação pré-eleitoral à esquerda, adianta o Público, referindo que a decisão tem como prazo o mês de junho. Atualmente Medina preside à Câmara Municipal de Lisboa com o apoio do Bloco.

Do lado do Partido Socialista, a posição é de abertura. José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, diz ao jornal que a gestão camarária do PS “sempre foi um projeto aberto a todos quantos nele quiseram participar” e garante que “assim continuará a ser, antes e depois das eleições”. Por sua vez, Jorge Costa, do BE, assegura que os candidatos do Bloco “contribuirão para maiorias que, excluindo os partidos de direita, possam assumir compromissos fundamentais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina sondou Bloco e PCP para coligação em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião