5 coisas que vão marcar o dia

O INE divulga a síntese económica de conjuntura, António Costa vai ao Parlamento e o IGCP emite dívida de curto prazo nos mercados.

Esta quarta-feira arranca em Portugal o 13.º estado de emergência aprovado na semana passada para controlar a evolução da pandemia, o que coincide com a ida do primeiro-ministro ao Parlamento para ser questionado pelos deputados. Na frente económica, o INE divulga a síntese económica de conjuntura de fevereiro e o IGCP emite dívida de curto prazo. Nos EUA, a Fed reúne-se com um crescente interesse por parte dos investidores.

INE divulga síntese económica de conjuntura de fevereiro

Como é que se comportou a economia em fevereiro? A resposta será dada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na Síntese Económica de Conjuntura a divulgar esta quarta-feira. Os números que se conhecem neste momento apontam para um alívio da atividade económica em fevereiro, em comparação com a segunda quinzena em que a queda se acentuou por causa do início do confinamento.

Costa vai ao Parlamento responder aos deputados

Com o fim dos debates quinzenais, os deputados têm de esperar cerca de dois meses até terem a oportunidade de fazer questões ao primeiro-ministro. Esta quarta-feira realiza-se o debate sobre política geral, com a presença de António Costa, na Assembleia da República, sendo que o desconfinamento, a vacinação e a crise económica deverão ser os temas centrais. Posteriormente, haverá também debates sobre a União Europeia.

IGCP emite dívida de curto prazo

A agência que gere a dívida pública vai esta quarta-feira aos mercados para emitir dívida de curto prazo. O IGCP vai colocar bilhetes do Tesouro a seis e a doze meses num total que poderá ir dos 1.250 milhões aos 1.500 milhões de euros. A entidade liderada por Cristina Casalinho vai aos mercados numa altura em que os investidores exigem um juro superior, face às emissões anteriores, dada a expectativa de que a inflação vá subir. Na última emissão a 10 anos Portugal não conseguiu voltar a colocar dívida a juros negativos.

Reserva Federal norte-americana decide rumo da política monetária

Os investidores aguardam com expectativa a reunião desta quarta-feira da Reserva Federal norte-americana, aguardando pelas palavras de Jerome Powell sobre a inflação e as novas projeções económicas da equipa da Fed. As questões na conferência de imprensa deverão focar-se no aumento dos juros da dívida norte-americana no longo prazo por causa do receio de que a inflação suba no médio prazo, com um “boom” pós-pandemia e o efeito dos 1,9 biliões de dólares de estímulos de Joe Biden. Não é expectável que haja mudanças concretas, mas pode haver sinais no discurso que podem influenciar os mercados.

Entra em vigor o novo estado de emergência

Alguns alunos já regressaram à escola e a venda ao postigo já é permitida, mas o novo estado de emergência só arranca esta quarta-feira. Este é a 13ª renovação deste regime de exceção em território nacional em apenas um ano, o que é explicado pela pandemia de Covid-19. A 15 de março arrancou o plano de desconfinamento do Governo com a reabertura das creches, do pré-escolar e do primeiro ciclo, a permissão de uso de jardins e a venda ao postigo no comércio, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião