Novos confinamentos pesam nas bolsas europeias

As bolsas do Velho Continente abriram em terreno negativo, reagindo negativamente aos novos confinamentos que estão a ser implementados em algumas partes da Europa.

As bolsas europeias arrancaram a semana abaixo da linha de água e contrariam a tendência positiva dos mercados asiáticos.

Por um lado, as negociações estão condicionadas pelos receios de inflação face à forte recuperação perspetivada para a economia dos EUA.

Por outro, a implementação de novos confinamentos em algumas partes da Europa está a assustar os investidores, à medida que a Covid-19 volta a avançar no continente, enquanto a vacinação decorre a uma velocidade mais lenta do que o desejado.

O Stoxx 600 cai 0,4%. Em simultâneo, o britânico FTSE 100 recua 0,7%, o alemão DAX cede 0,5%, o francês CAC-40 desvaloriza 0,6% e o espanhol IBEX-35 perde 1,4%.

O português PSI-20 acompanha as congéneres europeias e regista uma queda de 0,32%, para 4.832,96 pontos, penalizado por quedas nos setores da banca e da energia.

O BCP regista o desempenho mais fraco, caindo 1,80%, para 11,45 cêntimos por ação, pressionando o índice de forma significativa.

Evolução das ações do BCP em Lisboa:

Também a Galp Energia regista uma queda de 1,51%, para 10,095 euros. A petrolífera nacional reage negativamente à queda dos preços do petróleo, numa altura em que o preço do barril de Brent cai 1,21% em Londres, para 63,75 dólares, face às perspetivas de menor procura por causa dos confinamentos.

Na eletricidade, a EDP recua 0,43%, para 4,872 euros, enquanto a Nos cai 0,65%, para 3,06 euros, numa altura em que o leilão de frequências do 5G, promovido pela Anacom, caminha para o 48.º dia de licitação.

A amparar a bolsa de Lisboa está a valorização da EDP Renováveis. A empresa anunciou esta segunda-feira um acordo de Build & Transfer com uma empresa pública do Estado norte-americano do Indiana para a construção de um parque solar de 200 MW. Ainda do lado dos ganhos, as ações dos CTT avançam 1,63%, para 3,11 euros.

Ao longo da sessão, os investidores também estarão de olhos postos no comportamento da lira turca. No fim de semana, o Presidente da Turquia decidiu substituir o governador do banco central depois de uma subida de juros que não agradou a Recep Tayyip Erdogan.

A decisão surpreendeu os mercados e espoletou uma queda acentuada da lira contra o dólar. Atualmente, cada lira compra 0,1261 dólares, uma queda de 8,95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos confinamentos pesam nas bolsas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião