Biden quer IRC a 28% para ajudar a pagar investimento de dois biliões de dólares em infraestruturas
O presidente dos EUA vai propor um plano de investimentos de dois biliões de dólares para infraestruturas, parcialmente financiado por uma subida do IRC de 21% para 28%.
O presidente dos EUA, Joseph Biden, vai propor esta quarta-feira um plano de investimento em infraestruturas no valor de dois biliões de dólares ($2.000.000.000.000). O programa será parcialmente financiado por uma subida da taxa de IRC cobrada às empresas, de 21% para 28%, de acordo com a AFP.
O plano será um dos mais ambiciosos em gerações e visa renovar e melhorar estradas, pontes, ferrovia e infraestruturas dos serviços essenciais ao longo de 15 ou mais anos, aponta o The New York Times, que também confirma o aumento da taxa de imposto. O IRC tinha sido cortado pelo antecessor, Donald Trump, de 35% para os atuais 21%.
No entanto, a subida de impostos não deverá cobrir todos os investimentos programados. Biden tem estado sob pressão para não aumentar o endividamento do país, pelo que pretende também forçar as grandes multinacionais a pagarem mais impostos nos EUA sobre lucros gerados no estrangeiro.
Espera-se que plano seja formalizado e apresentado num discurso em Pittsburgh ao final do dia. Segundo o The New York Times, será o primeiro passo de um projeto mais ambicioso para revolucionar o capitalismo norte-americano e combater as alterações climáticas. A fase seguinte deverá passar por aumentos dos impostos aos cidadãos mais ricos.
O plano de investimentos em infraestruturas é adicional ao plano de estímulos orçamentais de 1,9 biliões de dólares, que foi aprovado este mês por causa da pandemia de Covid-19. Porém, pelo contrário, esse plano de estímulos é financiado por via de dívida e foi aprovado pelos Democratas sem a concordância dos Republicanos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden quer IRC a 28% para ajudar a pagar investimento de dois biliões de dólares em infraestruturas
{{ noCommentsLabel }}