Hoje nas notícias: Autoeuropa, Novo Banco e ADSE

  • ECO
  • 6 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco decidiu entrar na corrida para o EuroBic, um passo que está a gerar desconforto no setor. Já a Autoeuropa avançou com uma proposta salarial que prevê que este ano não haverá aumentos, que serão indexados à inflação nos próximos dois anos, o que deixou os trabalhadores descontentes. Pela ADSE, a nova tabela de preços gera discórdia entre os membros do conselho consultivo. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Autoeuropa em guerra com proposta salarial

A administração da Autoeuropa decidiu que não haverá aumentos este ano e apenas indexados à inflação nos próximos dois anos, cortes nos prémios e o adiamento do pagamento dos downdays (dias de não produção) para 2024. A proposta da Autoeuropa foi considerada como “uma declaração de guerra”. Este acordo a três anos surge depois de 2020 ter sido considerado o terceiro melhor ano de sempre da fábrica da Volkswagen em Palmela. Para os trabalhadores trata-se de “uma afronta” que não visa apenas os rendimentos mas as próprias condições de trabalho.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Interesse do Novo Banco no EuroBic causa mal-estar na banca

O Novo Banco encontra-se entre os cinco concorrentes que levantaram o caderno de encargos para a compra do EuroBic, sendo que as ofertas vinculativas vão ser apresentadas em junho. A decisão de entrar na corrida não está a ser bem vista no setor, já que a instituição registou prejuízos de mais de mil milhões de euros em 2020, e o Governo está a negociar um financiamento do setor financeiro ao Fundo de Resolução, para depois injetar no banco liderado por António Ramalho.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Aumento do preço das consultas divide conselho consultivo da ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE aprovou o parecer sobre as novas tabelas de preços apresentadas pelo Conselho Diretivo. No entanto, os membros do conselho consultivo ficaram divididos, sendo que os representantes da Frente Comum e do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado chegaram mesmo a votar contra, devido principalmente ao aumento do copagamento por parte dos beneficiários da ADSE pelas consultas de especialidade, clínica geral, pediatria ou cardiologia.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Reforma das Forças Armadas. PS promete “olhar crítico” à proposta do Governo

O Governo quer obter “um consenso o mais abrangente possível” na proposta de alteração à Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA), segundo a qual o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) absorverá praticamente todos os poderes do chefes de Estado-Maior dos Ramos do Exército, Força Aérea e Marinha. Diogo Leão, coordenador do grupo parlamentar do PS na Comissão de Defesa Nacional, assegura que “ninguém quer uma revolução”. “Queremos chefes com prestígio e competências sobre os ramos”, precisou.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

É preciso avaliar o desconfinamento, alerta o epidemiologista Carlos Gomes

Portugal tem atualmente um total de 26 concelhos com incidências da Covid-19 superiores a 120 casos e encontra-se cada vez mais próximo do amarelo no quadro da Matriz de Risco. O epidemiologista Manuel Carlos Gomes alerta que é preciso “avaliar o desconfinamento” e que os portugueses deviam “estar com um espírito mais aberto para ter de pausar se for necessário ou adiar a decisão de dia 19 por mais uma semana ou 15 dias”. O país pode enfrentar dois cenários: “um ressurgimento da epidemia como tivemos depois do Natal ou conseguir manter a epidemia controlada”, destaca Manuel Carlos Gomes.

Leia a notícia completa no inevitável (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autoeuropa, Novo Banco e ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião