Valor de mercado das criptomoedas duplica em dois meses e atinge dois biliões de dólares

O valor de mercado global das criptomoedas duplicou em apenas dois meses, tendo atingido os dois biliões de dólares ($2.000.000.000.000). Só a bitcoin vale um bilião.

O mercado das criptomoedas atingiu, pela primeira vez, o valor global de dois biliões de dólares ($2.000.000.000.000). O indicador duplicou em apenas dois meses e só a bitcoin, de acordo com a Bloomberg (acesso condicionado).

Estes dois biliões dizem respeito às 6.600 moedas seguidas pela plataforma CoinGecko. A subida expressiva do valor de mercado destes criptoativos é explicada pela contínua entrada das criptomoedas no portefólio de investidores institucionais, de que é exemplo a aplicação de 1,5 mil milhões de dólares na bitcoin pela fabricante automóvel Tesla em fevereiro.

Só a bitcoin, a criptomoeda mais popular, vale mais de um bilião de dólares. As cinco criptomoedas que se seguem na lista (Ether, Binance Coin, Polkador, Tether e Cardano) valem, juntas, 422 mil milhões, segundo cálculos da agência.

Os reguladores mundiais, incluindo em Portugal, têm alertado para o risco de perda total do capital investido e para o facto de estas criptomoedas não terem curso legal no país. No entanto, o investimento continua a ser atrativo para muitos investidores no retalho, que especulam sobre o preço da bitcoin na esperança de ganhos rápidos e livres de IRS.

Na segunda-feira, o valor da bitcoin voltou a subir, depois de o maior investidor institucional em bitcoin, o Grayscale Bitcoin Trust, ter anunciado que planeia converter os 34 mil milhões de dólares que tem sob gestão num Exchange-Traded Fund (ETF) de bitcoin. Além disso, a Coinbase, a maior corretora de criptomoedas do mundo, confirmou que planeia entrar na bolsa de Nova Iorque este mês, integrando o Nasdaq.

Todos estes fatores ajudam a explicar o porquê de a bitcoin continuar a valorizar, subindo esta terça-feira 1,79%, para 58.531,4 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor de mercado das criptomoedas duplica em dois meses e atinge dois biliões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião