Hoje nas notícias: megaprocessos, Novo Banco e PSD

  • ECO
  • 9 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Nas mexidas com regras sensíveis da investigação dos grandes processos judiciais, que o Governo quer avançar na estratégia de combate à corrupção, há alguma convergência com o PSD. Partido cujo líder, Rui Rio, está receoso do impacto nacional de coligações autárquicas no Chega com os Açores. Nos jornais desta sexta-feira, dominados pela Operação Marquês, já que e o dia em que o juiz Ivo Rosa vai anunciar a decisão instrutória que ditará quem vai a julgamento, é também noticiado que o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vai pressionar o Parlamento português para desbloquear as contas de empresas públicas que estão congeladas no Novo Banco. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

PS e PSD alinham-se contra megaprocessos

O Governo já apresentou a nova “estratégia de combate à corrupção”, que mexe com regras sensíveis da investigação dos grandes processos judiciais. PS e PSD estarão já de acordo em algumas propostas, nomeadamente o combate aos megaprocessos e o fim da dupla de juízes no Tribunal Central de Instrução Criminal (“Ticão”), Ivo Rosa e Carlos Alexandre. “A Justiça não pode estar fulanizada. Neste momento, qualquer decisão que venha do Ticão está conotada com o juiz Carlos Alexandre ou com o juiz Ivo Rosa e isso não pode acontecer, bem como os megaprocessos”, disse fonte social-democrata ao Expresso.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Venezuela pede a Guterres e à AR para descongelar fundos no Novo Banco

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vai pressionar o Parlamento português para desbloquear as contas de empresas públicas como a Petróleos de Venezuela (PDVSA), entre outras, que estão congeladas no Novo Banco, cujos montantes ascendem perto de 1,4 mil milhões de euros, numa altura em que os recursos financeiros são necessários para pagar as vacinas contra a Covid-19 ao povo venezuelano.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Rui Rio teme “impacto nacional” de coligações com o Chega nos Açores

Confrontado com a notícia de que se preparam nos Açores coligações autárquicas do PSD com o Chega, José Silvano garantiu que na direção nacional do partido não havia conhecimento de que essas coligações se estejam a preparar. Rui Rio falou com o líder do PSD/Açores, que não terá confirmado estar já alguma coligação fechada. No entanto, no arquipélago, as relações entre os partidos são íntimas. Rio reconhece a autonomia regional do PSD-Açores para escolher candidatos mas esta autonomia tem um limite, que se prende com escolhas que “tenham impacto nacional”, como esta pode ter.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Fisco recupera diretor que lançou a polémica operação stop em Valongo

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem um novo diretor de Finanças no distrito de Coimbra desde 1 de abril. A diretora-geral, Helena Borges, designou para o cargo José de Oliveira e Castro, o ex-diretor de Finanças do Porto que, em 2019, lançou uma controversa operação stop à beira de uma rotunda em Valongo para cobrar dívidas fiscais. José de Oliveira e Castro tem 59 anos e uma carreira de quatro décadas no fisco.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Covid-19 não trava lista de espera nos lares

Desde o início da pandemia até ao final do mês passado, Portugal registou 4.666 óbitos de pessoas residentes em lares. Apesar do surto nos lares, as famílias continuam a confiar nas instituições e há quem já recuse inscrições, devido à procura elevada, garantem os responsáveis das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e das misericórdias.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: megaprocessos, Novo Banco e PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião