Governo irlandês prevê défice inferior a 3% já em 2022 no seu Programa de Estabilidade

Segundo o seu Programa de Estabilidade, o Governo irlandês não pretende aproveitar a margem orçamental dada pela suspensão das regras orçamentais europeias. O défice será inferior a 3% já em 2022.

O Programa de Estabilidade 2021-2025 da Irlanda aponta para um défice inferior a 3% já em 2022. O documento, que foi apresentado esta quarta-feira, sugere que o Governo irlandês não pretende aproveitar a folga orçamental dada pela suspensão das regras orçamentais europeias. O ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, que é presidente do Eurogrupo, entidade que já validou essa suspensão, pretende voltar a cumprir já no próximo ano o limite que, numa situação normal, está em vigor na União Europeia.

A Irlanda registou um défice de 5% do PIB no ano passado e para este ano prevê uma redução de apenas três décimas para os 4,7% do PIB. Porém, em 2022, o défice deverá baixar para 2,8%, uma redução anual de 1,9 pontos percentuais. O Governo irlandês justifica estes números com a evolução da pandemia, antecipando ainda um nível significativo de apoio este ano, mas menos no próximo ano dada a recuperação da economia.

Em Portugal, o Governo planeia um défice de 3,2% do PIB em 2022, o que sugere que irá aproveitar a folga orçamental dada pela suspensão das regras orçamentais europeias, ainda que de forma ligeira. Em 2023, ano em que os limites europeus deverão voltar, o défice já deverá ficar abaixo dos 3%, de acordo com as estimativas divulgadas pelo Ministério das Finanças.

Regressando à Irlanda, os elevados défices este ano e no ano passado levaram a dívida pública a somar mais 35 mil milhões de euros, atingindo os 122% do rendimento nacional bruto (RNB) — na Irlanda utilizam este indicador uma vez que o PIB está influenciado pelo registo de propriedade intelectual de grandes empresas tecnológicas. Em 2022, o rácio da dívida pública deverá cair para os 107% do RNB.

Estamos a projetar uma melhoria das contas públicas no próximo ano“, garantiu Paschal Donohoe, ressalvando, porém, que há riscos “descendentes” nestas previsões, em particular uma possível “reforma internacional do imposto sobre os lucros das empresas”, o que poderá levar a uma revisão em baixa da receita pública. Ainda assim, o ministro das Finanças disse que o país está mais bem preparado para “absorver” o choque esperado com essa reforma, argumentando que a base tributável é “muito mais ampla” do que no passado e que há tempo para preparar até que as alterações possam entrar em vigor.

Economia irlandesa cresce 7,5% em 2022

Grande parte da redução do défice no próximo ano deverá ter como explicação a retoma expressiva da economia: o indicador da procura interna modificada (uma adaptação do PIB para expurgar os efeitos já referidos em cima) deverá crescer 2,5% este ano, acelerando para um crescimento de 7,5% em 2022.

“A recuperação económica na segunda metade deste ano e no próximo ano depende do sucesso do programa de vacinação e na premissa de que as restrições de saúde pública serão aliviadas”, explica o Governo irlandês, calculando que num cenário mais pessimista a economia pode chegar ao final do próximo ano 4,5% mais pequena do que no cenário central.

No mercado de trabalho é expectável uma melhoria muito expressiva: o Programa de Estabilidade irlandês aponta para uma redução da taxa de desemprego para metade, passando de 16,3% em 2021 para os 8,3% em 2022. Este ano deverão ser criados 80 mil postos de trabalho e no próximo ano mais 225 mil. Ainda assim, o mercado de trabalho irlandês só recuperará totalmente em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo irlandês prevê défice inferior a 3% já em 2022 no seu Programa de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião