Estes são os mapas da velocidade da internet em Portugal

Com base em 1,4 milhões de testes feitos na plataforma NET.mede, a Anacom desenhou mapas da velocidade mediana em acessos fixos e móveis. Veja como está o seu concelho.

Os consumidores testaram a velocidade da respetiva ligação à internet 1,4 milhões de vezes no ano passado, mais do dobro dos testes feitos no ano anterior com recurso à plataforma NET.mede, gerida pela Anacom.

Em 39 concelhos do país, maioritariamente do interior do território continental, a velocidade de download mediana foi inferior a 40 Mbps. Nos restantes 198 concelhos abrangidos pela amostra, o débito foi superior.

Número de testes e intervalos de download e upload nos acessos fixos residenciais por concelho:

Fonte: Anacom (clique na imagem para a ampliar)

“Metade dos testes realizados em todo o país apresentaram velocidades de download de 50 Mbps ou mais, nos acessos fixos residenciais; e de sete Mbps ou mais, nos acessos móveis. Nas velocidades de upload, metade dos testes registaram 22 Mbps ou mais, nos acessos fixos residenciais; e cinco Mbps ou mais nos acessos móveis”, de acordo com o regulador.

Foi na Madeira que se observaram os melhores resultados medianos de download nos acessos fixos, de 84,8 Mbps, e de 50,6 Mbps de upload. Contabilizando apenas o continente, os melhores resultados foram observados na Área Metropolitana de Lisboa no download (64,4 Mbps) e no Centro no upload (34,4 Mbps).

Mais a sul, registaram-se os piores resultados nos testes feitos no NET.mede em acessos fixos: “O Algarve registou os valores mais baixos em velocidade de download (38,2 Mbps) e de upload (19,8 Mbps)”, indica a Anacom.

O regulador sublinha ainda, num relatório, que “quanto aos acessos móveis, os melhores resultados, ao nível nacional, verificaram-se nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com metade dos testes a apresentarem velocidades de download de cerca de 12,1 Mbps (Açores) e de 11,6 Mbps (Madeira) ou mais; e de upload de 5,1 Mbps (Açores e Madeira) ou mais”.

“Em Portugal continental, os melhores resultados no download verificaram-se no Alentejo e Área Metropolitana de Lisboa.​ Os valores mais baixos registaram-se no Algarve, com velocidades medianas de 5,7 Mbps de download e de 4,4 Mbps de upload“, conclui a Anacom.

Número de testes e intervalos de download e upload nos acessos móveis por concelho:

Fonte: Anacom (clique na imagem para a ampliar)

O NET.mede é uma ferramenta da Anacom disponível gratuitamente para todos os consumidores, que permite testar a velocidade da internet de forma independente e comparar com o que está no contrato de telecomunicações. A plataforma permite ainda ver se há indícios de que as operadoras estão a limitar a sua rede para evitar congestionamentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os mapas da velocidade da internet em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião