Internet lenta? Saiba se a sua operadora está a limitar a rede

  • ECO
  • 21 Março 2021

A Anacom disponibiliza uma ferramenta que permite saber se a sua operadora de telecomunicações está a condicionar o tráfego. Medida é permitida no estado de emergência, para prevenir congestionamento.

O teletrabalho e o ensino à distância têm pressionado as redes de telecomunicações. E apesar de a infraestrutura estar a provar-se resiliente, o enquadramento do estado de emergência permite às operadoras condicionarem o tráfego para prevenirem congestionamentos e protegerem os sistemas críticos.

A Anacom esclareceu em fevereiro que as empresas de telecomunicações não são obrigadas a informarem individualmente os clientes de que estão a limitar o consumo de internet. Mas não significa que não haja formas de descobrir.

Desde o final de 2012 que o regulador das telecomunicações disponibiliza uma ferramenta que permite testar a velocidade das ligações à internet. A plataforma chama-se NET.mede e está disponível aqui.

Estão disponíveis dois tipos de teste. O mais simples e rápido é o teste de velocidade, que permite calcular em menos de um minuto a velocidade a que está a aceder à internet. Basta clicar em “iniciar teste”, segundos depois, saberá a rapidez exata do download (descarga), upload (carregamento) e latência (tempo que um pacote de dados leva a chegar ao servidor e a voltar).

Os dois primeiros indicadores são medidos em Mbps (megabits por segundo) e permitem que compare rapidamente os resultados com a velocidade da ligação contratada. No entanto, o resultado é influenciado pela quantidade de dispositivos que estão a usar a rede e até se está ligado por Wi-Fi ou cabo. O segundo indicador é medido em ms (milisegundos).

Em alternativa, pode fazer um teste mais rigoroso à prática do traffic shaping, o “mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de internet, que pode passar pela aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados”, explica a Anacom. Para tal, o NET.mede disponibiliza um programa para computador que, após instalado, permite testar se há indícios de trafficshaping na sua ligação.

“Com este teste, pode verificar se existem indícios de que o operador esteja a condicionar o seu tráfego de internet em algumas aplicações que pode utilizar, nomeadamente BitTorrent (peer to peer) e Flash Video (streaming), diminuindo a velocidade de transferência dos dados nas mesmas”, explica o regulador.

Para tal, estão disponíveis pacotes de instalação da ferramenta de teste para sistemas Windows, macOS ou Linux. O serviço não está disponível para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

E se houverem indícios de traffic shaping, o que fazer? Na prática, nada. Pode contactar a operadora na tentativa de obter mais informação, não querendo isto dizer que a sua fornecedora do serviço esteja contratualmente irregular. Como indicado, é uma prática permitida ao abrigo do estado de emergência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Internet lenta? Saiba se a sua operadora está a limitar a rede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião