Portugal mantém contas externas positivas no arranque de 2021

A balança corrente e de capital arrancou 2021 em terreno positivo, tal como em 2020, melhorando ligeiramente. Contudo, a balança comercial continua a ser negativa.

A economia portuguesa arrancou o ano em confinamento, mas ainda assim conseguiu manter contas externas positivas. A balança corrente e de capital de Portugal fixou-se nos 169 milhões de euros até fevereiro, o que compara com 155 milhões de euros no período homólogos. A balança comercial continua a ser negativa, ainda muito afetada pela quebra do turismo, mas melhorou face ao ano passado.

“Nos dois primeiros meses de 2021, o saldo conjunto da balança corrente e de capital situou-se em 169 milhões de euros, o que compara com 155 milhões de euros no mesmo período de 2020”, revela o Banco de Portugal na nota de informação estatística da balança de pagamentos divulgada esta quarta-feira, explicando que “os excedentes observados nas balanças de serviços, rendimento secundário e de capital superaram os défices da balança de bens e de rendimento primário“.

Balança corrente e de capital melhora no arranque de 2021

Fonte: Banco de Portugal. Evolução acumulada da balança corrente e de capital em 2019, 2020 e 2021.

O défice da balança comercial, que junta as exportações e as importações dos bens e dos serviços, diminuiu nos dois primeiros meses de 2021. Esta melhoria é explicada pela diminuição do défice da balança de bens no valor de 1.408 milhões de euros, a qual deverá ser explicada pelo segundo confinamento e a depressão no consumo (importação de bens do estrangeiro). A melhoria do saldo comercial de bens superou a deterioração de 1.256 milhões de euros do excedente da balança de serviços, a qual é explicada maioritariamente pelo turismo (1.032 milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal mantém contas externas positivas no arranque de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião