Programa Apoiar entregou 533 milhões às empresas no primeiro trimestre

As ajudas aos custos fixos das empresas através do programa Apoiar mais do que triplicaram no início de 2021, face ao total de 2020, de acordo com o Ministério das Finanças.

As empresas portuguesas em dificuldades por causa da pandemia receberam 533 milhões de euros no primeiro trimestre para fazer face aos seus custos fixos ao abrigo do programa Apoiar. O número é avançado pelo Ministério das Finanças esta segunda-feira em antecipação da publicação da síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento agendada para esta tarde.

As medidas de apoios a custos fixos das empresas no âmbito do programa Apoiar têm uma execução de 533 milhões de euros no primeiro trimestre e já mais do que triplicaram em 2021 face ao valor de todo o ano de 2020“, adianta fonte oficial do gabinete de João Leão. Em 2020, este programa, que foi lançado no final do ano, executou 143 milhões de euros.

Já em janeiro e fevereiro deste ano tinham sido executados 344,7 milhões de euros, segundo os dados da DGO, com a restauração a ficar com mais de metade desse valor (198,5 milhões) e os restantes setores com 146,2 milhões.

Juntando este valor aos apoios aos custos do trabalho — através de medidas como o lay-off simplificado e o apoio à retoma progressiva num total de quase 650 milhões de euros –, os apoios às empresas para compensar o segundo confinamento decretado no início deste ano atingiram os 1.182 milhões de euros. Ou seja, em apenas três meses o montante aproximou-se dos 1.409 milhões de euros de apoios às empresas em todo o ano de 2020.

Este valor corresponde a 84% da verba executada em todo o ano de 2020, um aumento de cerca de 150% face à média mensal de 2020“, nota o Ministério das Finanças.

O Governo decidiu voltar a prolongar por mais 15 dias o período de candidaturas ao Apoiar, continuando até 30 de abril ou até que se esgote a dotação do programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa Apoiar entregou 533 milhões às empresas no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião