Moderna vai produzir 3 mil milhões de doses de vacinas Covid-19 em 2022

A Moderna anunciou que vai aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a Covid. Até 2022, a farmacêutica norte-americana espera produzir até 3 mil milhões de doses.

A Moderna está a aumentar a capacidade de produzir a sua vacina contra a Covid-19, tendo em vista fabricar até três mil milhões de doses em 2022, mais do que o dobro da previsão anterior, revela a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Trata-se de um aumento considerável, já que nas previsões iniciais a Moderna estimava produzir 1,4 mil milhões de doses em 2022. Ainda este ano, a farmacêutica vai rever em alta as projeções para a produção de vacinas para entre 800 milhões e 1.000 milhões de vacinas, sendo que a previsão inicial situava-se nos 700 milhões de doses.

Segundo a empresa, o aumento de produção vai ocorrer na fábrica da Suíça, detida pelo grupo Lonza, bem como em Espanha, nos laboratórios da Rovi. Quanto aos Estados Unidos também haverá aumento da produção em mais de 50%, nas duas instalações onde estão a ser produzidas vacinas. De sublinhar que na semana passada, a Agência Europeia do Medicamento aprovou ma nova linha de enchimento na unidade de produção de vacinas da Moderna, em Rovi, Espanha. Segundo o regulador, esta nova linha irá permitir uma otimização de eficiência na produção de vacinas na fábrica espanhola.

Em entrevista à Reuters, o presidente da farmacêutica norte-americana apontou que os novos dados relativos à temperatura de conservação da vacina da Moderna revelam que esta poderá ser mantida até três meses a temperaturas habituais a um congelador, o que poderá tornar mais fácil o processo de vacinação em países com menos recursos. “Isso poderá ser uma revolução muito importante em 2022, para África e países com menores recursos”, disse Stephen Hoge.

Contudo, necessita ainda de aprovação do regulador para começar a distribuir as vacinas a temperaturas mais elevadas. Além disso, a Moderna está também em negociações com outras farmacêuticas para ajudar a produzir mais fármacos. No início deste mês, a farmacêutica já tinha anunciado acordos com a Sanofi e Catalent.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moderna vai produzir 3 mil milhões de doses de vacinas Covid-19 em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião