Linha de crédito para médias e grandes empresas do turismo já está disponível

Apoio pode chegar a 4.000 euros por posto de trabalho, com limite de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual. Um quinto do total pode ser convertido em fundo perdido.

A linha de apoio à economia Covid-19 dirigida para médias e grandes empresas do turismo está disponível a partir desta sexta-feira. A dotação total é de 300 milhões de euros para fazer face a necessidades de liquidez decorrentes dos impactos nas empresas do turismo das restrições motivadas pela situação epidemiológica no país.

“O impacto económico desta pandemia no setor do turismo, agudizado com a imprevisibilidade da sua duração, justificam a criação desta linha de financiamento de 300 milhões de euros, que atua em complementaridade com outras medidas de apoio às empresas, e pretende responder às necessidades temporárias de fundo de maneio das empresas de maior dimensão, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano”, diz a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em comunicado.

Podem candidatar-se, até 31 de dezembro de 2021, empresas médias, small mid cap, mid cap e grandes empresas do turismo, para um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual. A linha é promovida pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o sistema bancário.

A linha de crédito tem garantias do Estado e a possibilidade de conversão de 20% do crédito em subvenções a fundo perdido. Para isso, a empresa tem de manter a totalidade dos postos de trabalho por, pelo menos, 12 meses depois da contratação do crédito. O prazo máximo das operações será de seis anos, com 18 meses de carência de capital.

O anúncio da disponibilização deste apoio acontece depois de o Governo ter, na terça-feira, também reforçado a linha de apoio às micro e pequenas empresas do Turismo, promovida e gerida pelo Turismo de Portugal, com mais 20 milhões de euros para uma dotação global de 140 milhões de euros. Desde a criação, há cerca de um ano, foram aprovadas 12.703 candidaturas, com um financiamento de 121,1 milhões de euros, e garantiram a manutenção de perto de 40 mil postos de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha de crédito para médias e grandes empresas do turismo já está disponível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião