Ferro assinala Dia da Europa com repto: “está nas nossas mãos”

  • Lusa
  • 7 Maio 2021

"Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único", mas sim com "realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto", diz Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República (PAR) apelou à participação dos cidadãos na futura Conferência sobre o Futuro da Europa, numa mensagem sobre o Dia da Europa, após 71 anos do processo de construção europeia.

“A Europa está nas nossas mãos. A Europa está nas suas mãos. Cuidemos do seu futuro”, declarou Ferro Rodrigues no seu texto, no qual cita um dos ‘pais fundadores” da União Europeia (UE), o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman: “… a Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único”, mas sim com “realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto”.

Relativamente à Conferência sobre o Futuro da Europa, que arranca domingo, o antigo líder socialista manifestou a “convicção de que dela resultará uma Europa mais forte, mais solidária, mais próxima das pessoas e mais interventiva na comunidade internacional”.

“O Eurobarómetro ‘Futuro da Europa’ mostra-nos que três quartos dos europeus consideram que a Conferência sobre o Futuro da Europa terá um impacto positivo na democracia da UE, e que 92% dos europeus exigem que a sua voz, que a voz dos cidadãos, seja mais tida em conta nas decisões relativas ao futuro da Europa”, recordou Ferro Rodrigues.

O presidente do parlamento português salientou “inúmeros os êxitos alcançados” através das instituições europeias.

“Dos seis estados iniciais, a UE conta hoje 27 membros. É com pena que já não temos connosco o Reino Unido, mas estou certo de que saberemos construir uma relação com aquele grande país — uma relação feita de cooperação e proximidade”, vincou.

Ferro Rodrigues destacou ainda a importância dos valores e princípios humanistas da Europa, “quando vivemos tempos de ataque aos valores democráticos, aos direitos humanos e ao respeito pelo direito internacional, ao mesmo tempo que assistimos à ascensão de populismos e extremismos, ao recurso às fake news (notícias falsas) e à desinformação, e, mesmo, a restrições às liberdades individuais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro assinala Dia da Europa com repto: “está nas nossas mãos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião