Marcelo quer ouvir as quatro empresas-unicórnio portuguesas
Segundo o Jornal de Notícias, outras duas startups de sucesso (Defined Crowd e Unbabel) também estão a ser consultadas por Marcelo Rebelo de Sousa, com as audiências a terminarem no final deste mês.
O Presidente da República quer receber as quatro empresas nacionais que valem mais de mil milhões de euros em Belém, com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a poder servir de mote para uma mudança de paradigma no plano empresarial nacional. De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), o objetivo de Marcelo Rebelo de Sousa é ouvir personalidades com visões “mais disruptivas”.
Os CEO destas quatro empresas-unicórnio (Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai) têm elogiado o dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que lamentam o ambiente empresarial pouco competitivo existente em Portugal. Atribuem também um grande valor à tecnologia, ao conhecimento e ao mercado livre.
O CEO da Farfetch, José Neves, em entrevista dada à TVI em 2020, afirmou ser preciso melhorar as “competências digitais” dos cidadãos, de forma a reduzir o desemprego. Já Paulo Rosado, CEO da OutSystems, defendeu na RTP que os despedimentos deveriam ser facilitados para que as empresas “possam emagrecer e aumentar de uma maneira muito mais flexível”. Por outro lado, Tiago Paiva, da Talkdesk, disse à Exame que as empresas nacionais são pequenas e “muito focadas no país”. Outras duas startups de sucesso (Defined Crowd e Unbabel) estão igualmente a ser agora consultadas por Marcelo Rebelo de Sousa, com as audiências a terminarem no final deste mês.
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