“Hoje é um dia importante” para o turismo. “Marca o reinício de tudo”, diz Rita Marques sobre regresso dos britânicos

  • ECO
  • 17 Maio 2021

A secretária de Estado do Turismo nota que esta segunda-feira "é um dia importante" para Portugal com o regresso dos turistas britânicos.

Os turistas britânicos começam esta segunda-feira a aterrar em Portugal, ao fim de vários meses impedidos de o fazer (pelo menos sem quarentena). Para a secretária de Estado do Turismo, em declarações à Antena 1, “hoje é um dia importante”, que “marca o reinício de tudo”.

“Hoje é um dia importante, marca o regresso do turismo internacional”, disse Rita Marques, notando que “o mercado britânico é importante para Portugal, não só para a região do Algarve, mas também para outras regiões”, sobretudo a Madeira. “Esperamos que este seja o primeiro dia de muitos”.

Em declarações à Antena 1, a secretária de Estado do Turismo explica que este regresso dos turistas britânicos tem um certo simbolismo porque o país esteve “mais de 12 meses sem atividade turística relevante”. “O facto de Portugal integrar a ‘lista verde’ do Reino Unido é importante, na medida em que clarifica que nós todos fomos cumprindo as regras e, nessa perspetiva, a situação pandémica deste lado tem estado relativamente controlada“, disse.

Rita Marques adiantou que durante todos estes meses de pandemia, Portugal nunca deixou de comunicar com os “mercados emissores mais comuns”. “Mesmo no início da pandemia, continuámos a comunicar de uma forma muito ativa com todos aqueles que tradicionalmente escolhiam Portugal como destino turístico”, disse, referindo que “hoje marca o reinício de tudo”.

O Governo de Boris Johnson incluiu Portugal na “lista verde”, permitindo que milhares de britânicos pudessem viajar para terras lusas a partir desta segunda-feira, sem necessidade de fazerem quarentena. Continuam a precisar, ainda assim, de apresentar um teste negativo ao coronavírus. As reservas dispararam na ordem dos 500% após o anúncio de Boris e as companhias aéreas tiveram de reforçar a oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hoje é um dia importante” para o turismo. “Marca o reinício de tudo”, diz Rita Marques sobre regresso dos britânicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião