Conselho de Ministros aprova hoje pacote para acelerar turismo

O Conselho de Ministros deverá dar esta quinta-feira "luz verde" ao pacote de apoios. Medidas visam recapitalizar as empresas e criar confiança nos consumidores, reforçando a segurança sanitária.

Na semana em que o turismo celebrou o regresso dos turistas ingleses, o Conselho de Ministros tem na agenda a aprovação do pacote de medidas para acelerar a retoma do setor, apurou o ECO.

Um dos eixos centrais do plano será a recapitalização, a curto prazo, das empresas. Numa entrevista ao Dinheiro Vivo, publicada no último fim de semana, a secretária de Estado do Turismo afirmou que o pacote teria “uma dimensão muito grande no que toca às empresas, que estão descapitalizadas”. Acrescentou que teria de existir também uma solução para as moratórias, a que o setor está particularmente exposto.

Uma segunda dimensão será “instigar confiança ao consumidor e a todo o ecossistema” através de medidas sanitárias. Rita Marques prometeu ainda campanhas de promoção internacionais e um diálogo intenso com as companhias aéreas. A quarta dimensão prende-se com medidas de mais longo prazo, onde o tema da sustentabilidade ambiental é uma das prioridades.

"É um plano que vai ter medidas de curtíssimo prazo, como, por exemplo, a questão da capitalização das nossas empresas e a da segurança [ao nível sanitário].”

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo

Medidas com que o Governo quer reativar o crescimento do setor, mantendo intactas as metas definidas na “Estratégia 2020 – 2027”, onde se prevê que o país chegue aos 80 milhões de dormidas e 26 mil milhões de euros de receita até ao fim daquele período. O ano de 2020 fechou com quebras acentuadas nos dois indicadores: as dormidas caíram 63% para 26 milhões e as receitas 58% para 7,75 mil milhões de euros.

No domingo, no seu espaço de comentário na TVI, Paulo Portas adiantou que o Governo estava a preparar com os parceiros sociais uma “bazuca” para o turismo no valor de 6,9 mil milhões de euros, que abrange, além dos hotéis, a restauração, as agências de viagens, a animação turística ou o rent-a-car.

Outra das medidas esperadas pelo setor é o IVAucher. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais esteve reunido esta quarta-feira com associações representativas do setor cultural, de hotelaria e restauração com o objetivo de apresentar-lhes a medida “do ponto de vista técnico” e pedir contributos para melhorar a sua implementação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Ministros aprova hoje pacote para acelerar turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião