Montalegre e Odemira vão recuar no desconfinamento. Resende segue o resto do país

O desconfinamento em Portugal continental continua a andar a diferentes "velocidades". A maioria do país permanece na última fase de desconfinamento.

Apenas dois concelhos portugueses recuaram no plano de desconfinamento do Governo. Pelo contrário um município avança e acompanha a maioria do país que se encontra na última fase de desconfinamento. O anúncio foi feito esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A atualização dos municípios é feita semanalmente e depende do nível de incidência da Covid-19 em cada concelho. Isto é, os locais que se encontram na zona laranja da chamada matriz de risco, por terem mais de 120 casos por 100 mil habitantes, são obrigados a travar o desconfinamento. Na última semana a ministra Mariana Vieira da Silva tinha avisado 12 concelhos que poderiam recuar no desconfinamento. Destes, apenas dois recuaram para a fase anterior de desconfinamento: Montalegre e Odemira.

Além destes, esta quinta-feira foi também conhecida a evolução dos três concelhos e da freguesia que ficaram de fora da última fase de desconfinamento na semana passada (Resende, Arganil, Lamego e São Teotónio em Odemira). Destes, apenas Resende segue o resto do país no desconfinamento. Arganil e Lamego ficam na mesma situação.

As atenções estavam especialmente postas na freguesia de São Teotónio (Odemira) que, na última semana, não recuperou sequer o suficiente para chegar à terceira fase de desconfinamento, apesar de ter saído da cerca sanitária. Esta semana encontra-se na terceira fase, tal como todo o concelho de Odemira.

“Esta semana todo o concelho de Odemira se encontra na mesma situação. Já há uma semana que estava em situação de alerta e esta semana repete-se e por isso recua para as regras de 19 de abril. Odemira tem 287 casos por 100 mil habitantes e já teve cerca de mil. A situação, apesar do recuo, é significativamente melhor que há um mês”, afirmou a ministra.

O país continua assim a desconfinar a diferentes “velocidades” — tal como tem acontecido desde o início de maio — mas desta vez fica apenas dividido em dois: quatro concelhos na terceira fase (de 19 de abril) e o resto do país na última fase de desconfinamento do plano do Executivo de António Costa.

A estratégia de avaliação semanal deverá estar em vigor, conforme já tinha referido o primeiro-ministro, pelo menos até final do mês — que é quando todas as pessoas com mais de 60 anos já deverão estar vacinadas contra a doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montalegre e Odemira vão recuar no desconfinamento. Resende segue o resto do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião