Família Queiroz Pereira compra em bolsa 0,762% da Semapa por 7,2 milhões

A menos de uma semana do fim da oferta pública de aquisição que pode tirar a cimenteira da bolsa, a holding reforçou a posição que detém.

A Sodim, holding da família Queirós Pereira, reforçou em bolsa a posição na Semapa, enquanto tem em curso uma oferta pública de aquisição (OPA). A aquisição foi de 619.508 ações — equivalentes de 0,762% do capital — a um preço de 11,66 cada (igual à contrapartida oferecida na OPA). O investimento foi superior a 7,2 milhões de euros.

“A sociedade Sodim, SGPS, S.A. (“Sodim”) comunicou, na presente data, à Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. (“Semapa”) que hoje [quinta-feira] adquiriu em bolsa 619.508 ações, representativas de 0,762% do capital social da Semapa“, refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Antes da operação, a Sodim era dona de 58,4 milhões de ações da Semapa, incluindo 19,4 milhões de títulos diretamente e outros 38,96 milhões de títulos na posse da Cimo – Gestão de Participações. Isto corresponde a 71,906% do total do capital da Semapa. A OPA lançada em fevereiro visa o capital que a holding ainda não detém: ou seja, cerca de 28,1% do capital que estão na posse de outros investidores.

Para ficar com 100% da Semapa, a Sodim vai ter de comprar títulos à Bestinver (3,08%), ao fundo soberano da Noruega (2,13%), Cobas Asset Management (2,05%) e ir à bolsa adquirir capital que se encontra disperso por investidores não qualificados. Esta última opção poderá ter sido escolhida para antecipar a recusa em vender pelos outros acionistas que têm criticado o preço.

É condição de sucesso que a Sodim passe a deter, em consequência da oferta, um mínimo de 90% dos direitos de voto. Esta condição é passível de renúncia, o que significa que a Sodim pode completar a oferta sem conseguir os 90%. Nesse caso, fica, no entanto, em risco a retirada de bolsa da Semapa. Os acionistas da Semapa que pretendam aceitar a oferta deverão comunicar essa intenção aos intermediários financeiros até às 15h de 25 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Família Queiroz Pereira compra em bolsa 0,762% da Semapa por 7,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião