Ouro supera os 1.900 dólares para máximos de janeiro

O preço da onça de ouro esteve sob pressão no início do ano, mas voltou a subir desde março e ultrapassou os 1.900 dólares, um máximo de janeiro.

Uma onça de ouro está a valorizar 0,44% e troca de mãos a mais de 1.900 dólares esta quarta-feira, um máximo de janeiro deste ano. Desde o final de março que o preço do metal precioso não tem parado de subir, tendência que se acentuou esta semana.

O ouro voltou às páginas dos jornais no verão do ano passado, quando a onça negociou pela primeira vez acima dos 2.000 dólares. Desde então, o mercado arrefeceu: no início de março, atingiu um mínimo de 1.681 dólares, valor que quase repetiu no final do mês.

Porém, as perspetivas de inflação estão a sustentar esta nova subida do valor deste que é considerado um ativo proteção contra a subida dos preços, num contexto de forte valorização da generalidade das matérias-primas. Mas pode não ter sido o único fator.

Preço do ouro volta a brilhar no mercado:

Fonte: Investing.com

Ao longo dos últimos meses, a bitcoin foi amplamente comparada ao ouro. Muitos investidores acreditam que a criptomoeda serve o propósito de reserva de valor, numa espécie de “ouro digital”. Isso levou-os a apostar na moeda virtual em detrimento das barras de ouro.

Mas o preço da criptomoeda afundou nas últimas duas semanas. Uma bitcoin chegou a valer 31 mil dólares no domingo, significativamente abaixo do máximo histórico de 63,7 mil dólares alcançado em meados de abril, o que poderá estar a levar a um regresso de muitos investidores ao metal amarelo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ouro supera os 1.900 dólares para máximos de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião