OCDE vê Zona Euro a crescer 4,3% em 2021 e 4,4% em 2022

  • Lusa
  • 31 Maio 2021

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) melhorou também as previsões para a economia mundial, estimando um crescimento de 5,8% em 2021 e de 4,4% em 2022.

A economia da zona euro deverá crescer 4,3% este ano e 4,4% no próximo, de acordo com o relatório divulgado esta segunda-feira sobre as perspetivas económicas (‘Economic Outlook’) da OCDE, que foram revistas em alta.

No anterior relatório, publicado em dezembro, a OCDE previa crescimentos de 3,6% e de 3,3% para 2021 e 2022, respetivamente. “À medida que as medidas de confinamento são gradualmente suspensas, o crescimento económico deve recuperar fortemente no segundo semestre deste ano”, diz a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Segundo a organização internacional, a economia da zona euro deverá crescer 4,3% em 2021 e 4,4% em 2022 “impulsionada pelo consumo privado, um apoio orçamental considerável e uma procura externa vigorosa, nomeadamente dos Estados Unidos”.

“Prevê-se que o desemprego diminua para perto dos níveis anteriores à crise até 2022”, indica ainda a OCDE, sublinhando que “uma implementação rápida e eficaz do plano de recuperação da União Europeia reforçaria ainda mais a recuperação”.

A OCDE defende que, com a inflação a permanecer abaixo do objetivo do BCE até ao final de 2022, a política monetária deve permanecer acomodatícia e as políticas orçamentais nacionais “devem continuar a apoiar até que a recuperação ganhe ímpeto e mude cada vez mais para a promoção da realocação de recursos a favor da descarbonização e digitalização”.

O aumento do investimento público é fundamental”, diz a OCDE, acrescentando que para o período pós-crise, “a área do euro também precisa de uma nova estratégia de política monetária, com uma reação de política igualmente forte quando a inflação está acima e abaixo do objetivo do BCE”.

A OCDE prevê ainda que a taxa de desemprego na zona euro se situe em 8,2% em 2021 (contra 7,9% em 2020) e em 7,9% em 2022.

OCDE revê em alta crescimento da economia mundial para 5,8% em 2021 e 4,4% em 2022

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) melhorou as previsões para a economia mundial, estimando um crescimento de 5,8% em 2021 e de 4,4% em 2022. “A economia mundial retornou aos níveis de atividade pré-pandemia, mas permanecerá aquém do que era esperado antes da crise no final de 2022”, pode ler-se no relatório.

No anterior relatório, publicado em dezembro, as previsões da OCDE para a economia mundial eram de um crescimento de 4,2% para 2021 e de 3,7% para 2022.

“As perspetivas para a economia global melhoraram consideravelmente, mas em graus diferentes entre as economias”, realça a organização internacional, acrescentando que, nas economias avançadas, o lançamento de uma vacina eficaz contra a covid-19 permitiu a reabertura de várias atividades, ao mesmo tempo que os estímulos orçamentais ajudaram a impulsionar a procura e a reduzir “os riscos de cicatrizes consideráveis de longo prazo da pandemia”.

Segundo a OCDE, apesar de ser provável que em 2022 haja uma moderação nos apoios de resposta à covid-19, a confiança deverá melhorar e as menores restrições de saúde pública deverão encorajar as famílias a gastar.

No entanto, em muitas economias emergentes, “a implementação lenta da vacinação, novos surtos de infeção e medidas de contenção associadas continuarão a conter o crescimento por algum tempo, especialmente onde a margem para apoio político é limitada”.

O crescimento da economia na área da OCDE pode aumentar para 5,3% em 2021, liderado por uma forte recuperação nos Estados Unidos, e cair para 3,8% em 2022, indica a organização.

A produção na China já alcançou esse caminho e deve permanecer nessa trajetória em 2021 e 2022”, lê-se no relatório, que refere ainda que algumas outras economias de mercado emergente, incluindo a Índia, podem continuar a ter grandes quebras no Produto Interno Bruto (PIB) em relação às expectativas pré-pandemia, prevendo taxas robustas de crescimento apenas quando o impacto do vírus diminuir.

A OCDE prevê que o PIB dos Estados Unidos cresça 6,9% em 2021 e 3,6% em 2022. O PIB da China deverá crescer 8,5% este ano e 5,8% em 2022. Para a Índia é projetado um aumento do PIB em 9,9% este ano e em 8,2% no próximo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE vê Zona Euro a crescer 4,3% em 2021 e 4,4% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião