Empresas poderão ter de revelar salário antes das entrevistas de trabalho

Proposta de Bruxelas prevê a possibilidade dos trabalhadores solicitarem informação sobre os salários por sexo e categoria de trabalhadores da empresa.

A Comissão Europeia apresentou uma proposta sobre a transparência remuneratória para tentar garantir que tanto homens como mulheres recebam o mesmo salário para o mesmo posto de trabalho. Nesta proposta incluiu-se a obrigação de as empresas revelarem o salário antes das entrevistas de trabalho e a possibilidade dos trabalhadores solicitarem informação sobre os salários por sexo e categoria de trabalhadores da empresa.

Caso a proposta venha a ser aprovada, as grandes empresas terão também de revelar a diferença salarial entre homens e mulheres, segundo avança o El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol). A proposta também prevê um reforço dos instrumentos para que os trabalhadores consigam exercer os seus direitos e facilita o acesso à justiça.

Os empregadores não poderão pedir a ninguém que se submeta a um processo de seleção o histórico salarial e terão que fornecer informações anónimas de remuneração quando solicitadas pelos funcionários. Para além disso, o documento prevê ainda que quem tiver sido vítima de discriminação remuneratória terá direito a indemnização.

Estas compensações por discriminação poderão incluir o reembolso de prémios e outros elementos relacionados. A apresentação da prova recai sobre os negócios, nesta proposta, sendo que por defeito, serão os empregadores, e não aqueles que trabalham para eles, que terão de demonstrar a ausência de discriminação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas poderão ter de revelar salário antes das entrevistas de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião