Taxa de desemprego sobe para 6,9% em abril

A população empregada e taxa de subutilização de trabalho estabilizaram, no quarto mês deste ano. 

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 6,9% em abril, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira. Aumento é de 0,3 pontos percentuais (p.p.) face a março e de 0,5 p.p. em relação ao mês homólogo de 2020. Já a população empregada e taxa de subutilização de trabalho estabilizaram, no quarto mês deste ano.

“Em abril de 2021, a população desempregada, estimada em 348,7 mil pessoas, aumentou 4,9% (16,2 mil) em relação ao mês anterior, 1,0% (3,5 mil)
relativamente a três meses antes e 9,0% (28,9 mil) por comparação com o período homólogo de 2020″, nota o INE. Desta forma, a taxa de desemprego foi 6,9%, número superior ao do mês anterior e homólogo, mas inalterado em relação a janeiro de 2021.

Esta situação verifica-se numa altura em que tem vindo a aumentar a população ativa (situando-se em 5.063,9 mil pessoas em abril), existindo cada vez mais disponibilidade para procurar trabalho. Isto já que o confinamento, que arrancou em meados de janeiro, impedia a procura de trabalho, tendo impacto nos números. As medidas começaram a ser relaxadas a partir de abril, com a melhoria dos indicadores da pandemia, aumentando o número de portugueses com condições para trabalhar.

A taxa de subutilização do trabalho, que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego, foi estimada em 12,9%, ficando inalterada em relação ao mês anterior e recuando 0,8 p.p. em relação a abril de 2020.

Olhando por faixas etárias, em abril deste ano, a “taxa de desemprego dos jovens (24,0%) aumentou 1,8 p.p. em relação ao mês anterior, enquanto a taxa de desemprego dos adultos (5,7%) aumentou 0,2 p.p..”, adianta o INE.

Já a população empregada “manteve-se praticamente inalterada em relação ao mês precedente”, situando-se nas 4.715,2 mil pessoas. Taxa de emprego estabilizou também nos 61,4%.

(Notícia atualizada às 11h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego sobe para 6,9% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião