Maiores de 25 já podem renovar Cartão de Cidadão com apoio por videochamada

A ativação da Chave Móvel Digital, a alteração da morada no Cartão de Cidadão e a renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 passam a poder ser feitas com apoio por videochamada.

Os portugueses que queiram ativar a sua Chave Móvel Digital, alterar a morada do Cartão de Cidadão ou renovar esse documento, tendo mais de 25 anos, poderão fazê-lo, a partir de agora, com apoio por videochamada, no portal ePortugal. De acordo com o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, trata-se de um modelo de “digital assistido“, que disponibiliza apoio no uso dos meios digitais aos cidadãos que dele necessitem.

“Os serviços de ativação de Chave Móvel Digital, alteração de morada no Cartão de Cidadão e renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos, que podem ser realizados online no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt, passam a disponibilizar, com marcação, um canal de apoio por videochamada“, anunciou, esta quarta-feira, o gabinete de Alexandra Leitão.

Para recorrer a este apoio, o cidadão terá de aceder ao serviço pretendido no ePortugal, selecionar, depois, o botão “suporte”, que se encontra no lado direito da página, e escolher “agendar videochamada”. “Após o preenchimento dos dados solicitados e a escolha do dia e hora, o cidadão irá receber, em 15 minutos um e-mail de confirmação”, detalha o Governo, em comunicado.

Na data agendada, o cidadão poderá, assim, efetuar o serviço pretendido de modo digital — como, por exemplo, renovar o Cartão de Cidadão –, com auxílio de um operador, que estará “presente” via videochamada. Em causa está, explica o Executivo, um modelo de “digital assistido”, que assegura apoio no uso dos meios digitais “a todos aqueles que dele necessitam”.

O Ministério da Modernização do Estado garante que todos os operadores tiveram formação “na área do serviço de atendimento público por videochamada” e adianta que, em breve, será possível realizar mais serviços com apoio por videochamada, como “revalidar a carta de condução, marcar uma consulta num centro de saúde, pedir um certificado de registo criminal de pessoas singulares e associar atributos empresariais com o sistema de certificação de atributos profissionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 25 já podem renovar Cartão de Cidadão com apoio por videochamada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião