Tribunal incapaz de cobrar 3,2 milhões de euros a banqueiros

  • ECO
  • 7 Junho 2021

Tribunal da Concorrência tenta desde 2015 executar as coimas de João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital em dívida ao Banco de Portugal, num total de 3,2 milhões de euros.

O Tribunal da Concorrência de Santarém está há seis anos a tentar executar 3,2 milhões de euros em dívidas a três ex-banqueiros do Banco Privado Português (BPP), que foram multados pelo Banco de Portugal (BdP), avança o Correio da Manhã (acesso pago). A última tentativa foi feita em maio, depois de o tribunal ter pedido se essas coimas poderiam ser liquidadas através os bens declarados perdidos a favor do Estado.

João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital foram multados em 1,5 milhões, um milhão e 700 mil euros, respetivamente, pelo BdP no processo de contraordenação aberto em 2013. Mas as coimas estão por cobrar desde julho de 2015 e o Tribunal da Concorrência tem tido dificuldades nessa cobrança. Em maio passado, os três ex-banqueiros foram condenados a penas de prisão efetiva e a 25 de maio o tribunal fez nova tentativa.

A Concorrência questionou o Tribunal Criminal se era possível “autorizar a transferência de ativos líquidos daqueles autos para estes, de modo a aqui se obter o pagamento das coimas dos arguidos”. No processo-crime do BPP, o património arrestado aos banqueiros foi declarado perdido a favor do Estado: no total foram arrestados mais de nove milhões de euros, que se destinam a indemnizar o Estado e o BPP, que está em fase de liquidação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal incapaz de cobrar 3,2 milhões de euros a banqueiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião