Obras de Miró do BPN expostas em Serralves a partir do fim do ano

As obras do pintor espanhol Joan Miró, que integravam a coleção do BPN, vão estar expostas a partir do final do ano, na Fundação Serralves, no Porto, revelou António Costa.

As obras do pintor espanhol Joan Miró que integravam a coleção do BPN vão estar expostas permanentemente a partir do final do ano, na Fundação Serralves, no Porto, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro.

Em visita ao Museu do Tesouro Real na nova ala do Palácio Nacional da Ajuda, António Costa sinalizou que o Governo pretende continuar a apostar no “desenvolvimento de polos culturais e de ofertas culturais de forma descentralizada”. Nesse sentido, o primeiro-ministro revelou que a “vasta coleção das obras de Miró”, que o “Estado não vendeu mas pelo contrário decidiu conservar e doar à cidade do Porto” vai estar “a partir também no final deste ano” em “exibição permanente” na Casa de Serralves, no Porto, disse declarações transmitidas pela RTP3.

O primeiro-ministro revela que esta decisão é “parte de uma estratégia de valorização e investimento no setor da cultura”, tal como foi a doação do espólio do BPN à cidade de Coimbra.

Esta estratégia “tem vindo a ser prosseguida sistematicamente” nos últimos cinco anos, “quer através da aquisição de bens artísticos da maior raridade”, quer pela “aquisição de novas obras para o Museu Nacional de Arte Antiga” ou do “investimento de 240 milhões de euros”, previsto no plano de recuperação e resiliência para investimento no setor da cultura. “E também o aumento permanente e constante que tem sido possível realizar no orçamento do Ministério da Cultura, tendo em vista a meta que ficou fixada no programa do Governo de até ao final desta legislatura”, concluiu.

Recorde-se que as 85 obras do artista catalão Joan Miró foram classificadas como bens de interesse público em julho do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obras de Miró do BPN expostas em Serralves a partir do fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião