EDP sobe 1%, mas queda do BCP deixa bolsa de Lisboa quase inalterada

A bolsa de Lisboa registou ganhos ligeiros num dia em que a EDP subiu mais de 1%, mas o BCP pressionou o principal índice nacional. Bolsas na Europa também avançaram.

A bolsa de Lisboa fechou com ganhos muito ligeiros, num dia de subidas para as principais praças do Velho Continente. Os investidores estão à espera de mais dados sobre a inflação nos EUA, onde os índices acionistas estão a negociar em baixa.

O Stoxx 600 subiu 0,3%, o britânico FTSE 100 avançou 0,2%, o francês CAC-40 somou 0,5%, o espanhol IBEX-35 ganhou 0,4% e o alemão DAX ficou inalterado face à sessão anterior. Em Lisboa, os ganhos foram menos pronunciados: o PSI-20 valorizou 0,05%, para 5.139,59 pontos.

A subida de algumas cotadas de peso e a queda de outras resultaram nesta sessão morna. Há ganhos na energia e telecomunicações e perdas na banca e na construção.

Do lado das subidas, a EDP brilhou com uma valorização de 1,09%, para 4,528 euros, a ação com o melhor desempenho esta segunda-feira. Mas a Nos também impulsionou o índice ao ter avançado 0,90%, para 2,928 euros cada título. Já a Galp Energia subiu 0,33%, para 9,868 euros, mesmo num dia de desvalorização do petróleo nos mercados internacionais (o Brent cede 0,75% para 71,35 dólares o barril).

Nas quedas, destacou-se o BCP. O banco perdeu 0,37%, para 16,01 cêntimos, penalizando o PSI-20. A EDP Renováveis caiu 0,11% e a Mota-Engil perdeu 0,90% .

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sobe 1%, mas queda do BCP deixa bolsa de Lisboa quase inalterada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião