Dia misto nas bolsas europeias em véspera de reunião do BCE

As bolsas europeias fecharam mistas e o principal índice português fechou pouco alterado, com um ganho marginal, na véspera de dia chave para os mercados de capitais.

As bolsas europeias fecharam mistas, num dia marcado por ganhos e perdas ligeiras. A praça de Lisboa ficou pouco alterada face a terça-feira, na véspera da reunião do Banco Central Europeu (BCE) e de os EUA divulgarem a taxa de inflação em maio.

Do lado das subidas, o Stoxx 600 avançou 0,1%, acompanhado pelo avanço de 0,3% do francês CAC-40 e pela subida marginal de 0,02% do português PSI-20, para 5.113,4 pontos. Do lado das perdas, o alemão DAX caiu 0,1%, o britânico FTSE 100 recuou 0,2% e o espanhol IBEX-35 perdeu 0,3%.

Ao longo da semana, as negociações têm sido condicionadas pelos receios em torno da inflação. Na véspera de um dia chave para os mercados de capitais, os investidores optaram por negociar com mais cautela, até conhecerem os dados da inflação nos EUA e o resultado da reunião de política monetária do banco central.

Analisando as cotadas que integram o PSI-20, o melhor desempenho foi protagonizado pelos CTT. A empresa postal avançou 1,17%, para 4,315 euros por ação. Mas o maior impulso à bolsa foi dado pela EDP Renováveis, que avançou 0,69%, para 18,97 euros cada título. A Nos subiu 0,27% e o BCP avançou 0,19%.

Em sentido inverso, a EDP penalizou a bolsa ao cair 0,29%, para 4,527 euros. O índice foi também penalizado pelo recuo de 0,98% da Mota-Engil e de 1,18% da Sonae. Na tecnologia, a Novabase registou o pior desempenho, tendo visto o valor das suas ações cair 1,19%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia misto nas bolsas europeias em véspera de reunião do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião