Bruxelas avança esta terça-feira com primeira emissão de dívida da “bazuca” europeia
Ratificada a decisão dos recursos próprios por parte dos 27 Estados-membros da União Europeia, Bruxelas avança para o mercado. Primeira operação deverá chegar ao mercado esta terça-feira.
A Comissão Europeia (CE) vai avançar com a primeira emissão para a “bazuca” europeia. Mandatou bancos de investimento para recolherem junto dos investidores manifestações de interesse nestes títulos de dívida com os quais vai obter o financiamento necessário para os Planos de Recuperação e Resiliência, mas também o reforço de outros programas europeus.
De acordo com a Reuters, que cita memorandos enviados pela CE aos bancos, Bruxelas apontou o BNP Paribas, DZ Bank, HSBC, IMI-Intesa Sanpaolo e o Morgan Stanley como líderes da operação de financiamento, enquanto o Danske Bank e o Santander irão atuar como co-líderes na emissão de dívida conjunta da União Europeia.
Esta operação deverá arrancar já esta terça-feira, 15 de junho, estando dependente das condições dos mercados. Contudo, tendo em conta o contexto atual, de estabilidade nos mercados, tudo indica que acabará por realizar-se.
Cinco meses depois de concluída a ratificação da decisão dos recursos próprios por parte dos 27 Estados-membros da União Europeia, avança assim a primeira emissão de dívida em nome da UE para financiar o Próxima Geração UE.
Esta emissão terá uma maturidade a 10 anos, não sendo conhecido o montante a emitir. Este ano, Bruxelas pretende financiar-se em 80 mil milhões, sendo o valor total das necessidades 10 vezes superior. Ao longo dos próximos cinco anos, a Comissão Europeia irá financiar-se em 750 mil milhões de euros (preços de 2018) ou cerca de 800 mil milhões de euros a preços correntes.
Apesar de no passado a Comissão já ter emitido dívida em nome da UE, incluindo durante a crise pandémica (foi o caso do SURE, os empréstimos para apoiar o emprego), o volume de dívida envolvido no Próxima Geração UE não tem precedentes e é visto por alguns como uma antecâmara de uma política orçamental centralizada para os países da Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas avança esta terça-feira com primeira emissão de dívida da “bazuca” europeia
{{ noCommentsLabel }}