Auto-agendamento só vai arrancar hoje para maiores de 37
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, o auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 vai estar disponível esta segunda-feira apenas para as pessoas com idade igual ou superior a 37 anos.
Estava previsto que os utentes com idade igual ou superior a 35 anos pudessem agendar a marcação da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira, contudo, a task force retrocedeu na decisão, pelo que o auto-agendamento só estará disponível para os maiores de 37 anos. A informação foi avançada por fonte do organismo liderado por Henrique Gouveia e Melo ao Observador (acesso livre) e foi, posteriormente, confirmada por fonte oficial da task force ao ECO.
Esta decisão é justificada com a necessidade de “estratificar o público de forma mais fina, à semelhança do que já foi feito”, explicou ainda fonte oficial da task force, à revista Sábado.
Durante o fim de semana, a task force tinha confirmado ao ECO que a partir desta segunda-feira o autoagendamento estaria disponível para os utentes com idade igual ou superior a 35 anos. No entanto, com esta decisão, este alargamento é mais estreito, pelo que a partir desta segunda-feira só os utentes entre os 37 e os 40 anos, poderão agendar a vacina. Até agora esta ferramenta está disponível para os maiores de 40 anos.
Com o ritmo de vacinação a aumentar, a vacinação deverá ser aberta à população entre os 20 e os 29 anos “a partir de meados de julho”, disse à Lusa fonte da task force.
Lançada a 23 de abril, esta plataforma já permitiu a inscrição de mais de um milhão de pessoas, sendo que o objetivo a longo/médio prazo é “substituir o agendamento manual por um agendamento mais automático”, uma vez que “precisamos de recursos humanos para estar a vacinar”, tal como explicou o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.
O auto-agendamento permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.
Mais de 4,3 milhões de portugueses já foram vacinados com uma dose da vacina (o que representa 42% da população), dos quais mais de 2,5 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (25% da população), segundo o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O objetivo é ter 70% da população com pelo menos uma dose da vacina já em agosto. Desde que arrancou o processo de vacinação, em dezembro de 2020, e até este sábado já foram administradas mais de sete milhões de vacinas em Portugal, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde no Twitter.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auto-agendamento só vai arrancar hoje para maiores de 37
{{ noCommentsLabel }}