Leilão do 5G com problemas técnicos em dia de novas regras

O leilão do 5G enfrentou dificuldades de ordem técnica no dia em que entraram em vigor as novas regras da Anacom. O regulador teve de duplicar o tempo de uma das rondas.

Um problema técnico obrigou a Anacom a prolongar a duração de uma ronda do leilão do 5G esta segunda-feira de manhã, dia em que entraram em vigor as novas regras que visam acelerar a venda das licenças.

O ECO sabe que a falha ocorreu na segunda ronda do dia e que o regulador avisou as empresas intervenientes de que decidiu, “por motivos de ordem técnica relacionados com o funcionamento da plataforma eletrónica, aumentar a duração da ronda 747 para 60 minutos”.

A ronda seguinte já terá durado os 30 minutos previstos no novo regulamento do leilão. Mas não foi possível apurar quais foram as questões técnicas que estiveram na origem do problema.

Esta segunda-feira marca o 120.º dia de licitações da fase principal. É também o dia em que entraram também em vigor as alterações ao regulamento do leilão do 5G, promovidas pela Anacom para tentar acelerar o processo.

Em concreto, a Anacom somou uma hora ao período útil do dia para a realização de rondas — que passou a ser das 9h00 às 19h00 –, enquanto as rondas passaram a ter 30 minutos cada, ao invés de 60 minutos. A intenção é a de permitir a realização de 12 rondas diárias, contra as anteriores sete.

Meo, Nos e Vodafone estão fortemente contra as alterações, considerando-as uma mudança de regras a meio do “jogo”. O ECO contactou a Anacom no sentido de obter mais informações sobre este problema. Encontra-se a aguardar resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leilão do 5G com problemas técnicos em dia de novas regras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião