5 coisas que vão marcar o dia

Este é um dia cheio no Parlamento com audições ao ministro das Finanças e à ministra da Saúde, além da audição a Hélder Rosalino, o administrador do Banco de Portugal que vai ser reconduzido.

É o dia da Comissão Europeia atualizar as suas previsões económicas, sendo expectável que haja uma revisão em alta do crescimento económico perante a aceleração da vacinação na União Europeia. Porém, o fator da variante Delta poderá complicar as contas dos técnicos de Bruxelas. Em Paris, a OCDE divulga um relatório anual sobre o estado do mercado de trabalho nos países da Organização.

Comissão Europeia atualiza as suas previsões económicas

A Comissão Europeia lança esta quarta-feira, às 9h30, as previsões económicas de Verão, atualizando as estimativas divulgadas a 12 de maio. Desde então, o processo de vacinação acelerou ainda mais na União Europeia e os países continuaram o desconfinamento, levando a uma melhoria dos indicadores económicos. Porém, nas últimas semanas a situação epidemiológica deteriorou-se em alguns países por causa da variante Delta. É neste caldo de fatores que Bruxelas atualiza as projeções, antecipando-se uma melhoria face ao crescimento de 4,3% para 2021 e 4,4% em 2022 previsto anteriormente.

Ministro das Finanças é questionado pelos deputados

João Leão irá esta quarta-feira à Assembleia da República para uma audição na comissão de Orçamento e Finanças. O ministro de Estado e das Finanças vai debater a política geral do Ministério e outros assuntos de atualidade, onde se poderá incluir as previsões económicas deste ano e do próximo assim como as medidas para amparar o impacto do recuo no desconfinamento. Além disso, a audição inclui um ponto autónomo requerido pelo PCP sobre “os bloqueios na contratação de trabalhadores e na realização de investimentos” no setor público.

Rosalino vai ao Parlamento para receber “luz verde”

Hélder Rosalino vai ser reconduzido como administrador do Banco de Portugal, tal como noticiou o ECO, mas primeiro precisa do parecer positivo da Assembleia da República. Esta quarta-feira é ouvido pelos deputados da COF, às 18h, sobre a sua indigitação para administração do banco central. Desde setembro de 2014 que Hélder Rosalino faz parte da administração do Banco de Portugal. Há mais de um ano que está a exercer funções para lá do limite do mandato.

OCDE revela relatório anual sobre o mercado de trabalho

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga esta quarta-feira o relatório “Perspetivas de Emprego” 2021. Este é um relatório anual sobre o mercado de trabalho nos países que fazem parte da OCDE, incluindo a análise das tendências recentes, desenvolvimentos políticos e perspetivas. Neste caso, é expectável que haja uma análise sobre o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

Ministra da Saúde ouvida no Parlamento

A ministra da Saúde, Marta Temido, tem esta quarta-feira, às 9h, uma audição regimental na comissão parlamentar de Saúde. Esta audição ocorre numa altura em que a situação epidemiológica está a deteriorar-se em Portugal com o número de casos a aumentar, ainda que a pressão no sistema de saúde não seja comparável com a de outros momentos de pressão. Em entrevista à TVI na segunda-feira, Temido previu que no pior cenário Portugal pode ter mais de quatro mil casos diários daqui a 15 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião